Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Porto

Porto vai ter um dos mais avançados sistemas de controlo de tráfego

A Câmara do Porto vai implementar na cidade um sistema de controlo de tráfego de última geração, capaz de comandar semáforos de forma ativa e inteligente. Para isso, o executivo municipal deverá aprovar na próxima terça-feira, em reunião pública, o concurso limitado por prévia qualificação com publicidade internacional.

A autarquia lança este concurso depois de ter terminado a instalação do Centro de Gestão Integrada e de ter estudado as necessidades da cidade em matéria de acessibilidades e numa altura em que estão também praticamente concluídas as repavimentações e requalificações das principais vias estruturantes do município do Porto, realizadas no presente mandato.

Trata-se de um investimento de cerca de 10 milhões de euros em 5 anos para a melhoria e atualização dos sistemas de Gestão de Tráfego (semáforos); videovigilância de tráfego; controlo de Acessos e sinalização Dinâmica.

Estruturalmente a grande diferença entre o atual e futuro sistema, consiste na interligação de todos os controladores de tráfego existentes e a instalar no decorrer do contrato, a um novo software de gestão de tráfego (SWOFT) e na migração de câmaras de vídeo analógicas do sistema de gestão de vídeo (SGV) para digital IP o que irá permitir uma optimização de toda a rede semafórica da cidade do Porto nomeadamente através da seleção manual de planos de regulação de tráfego; seleção automática ou dinâmica de planos de regulação de tráfego; regulação dos sinais luminosos; macro e micro-regulação e recolha de dados de tráfego, entre outras funcionalidades.

Deixe um comentário

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial