Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Porto

Artistas plásticos fazem espetáculo de circo para adultos na Praça D. João I

A Praça D. João I tem instalada uma tenda de circo para “Palhaço Rico Fode Palhaço Pobre”, um espetáculo de João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, que recorre ao imaginário circense para falar de um contexto económico de crise. Nesta sexta-feira e no sábado. Para maiores de 18 anos.
A dupla de artistas socorre-se da clássica divisão entre palhaços ricos e pobres para elaborar uma parábola absurda sobre a diferença, o estigma, a normatividade, a discriminação e os limites do convencional, partindo de dois filmes essenciais para a construção do seu imaginário em torno do circo: “Freaks” (1932), de Tod Browning, e “Os Palhaços” (1970), de Federico Fellini.
Quer a dúbia duplicidade da categorização de “freak” exposta por Browning quer a proposta de Fellini de uma visão do circo enquanto metáfora da vida são aqui apropriadas e contextualizadas numa sociedade atual.
O circo, pelo seu caráter comunitário e nómada, com uma estrutura e vivência muito própria, apresenta-se como um último reduto de resistência à assimilação pela economia capitalista que carateriza a sociedade ocidental.
Movendo-se nas franjas da sociedade dita global, responsável pela massificação de políticas económicas e organizações sociais cada vez mais ingerentes e normativas, o circo continua a ser uma metáfora de tudo o que é considerado diferente e desviante, sendo esse um dos temas centrais do espetáculo “Palhaço Rico Fode Palhaço Pobre”.
Este espetáculo para adultos é apresentado às 21,30 horas de sexta-feira, dia 7, e às 19 horas de sábado, dia 8.
Para mais informações e bilhetes, consulte aqui.

Deixe um comentário

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial