Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoPaís

10 de Junho, Celebrações do dia de Portugal durante cinco dias no Porto

É no Porto que este ano se realizam as cerimónias oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, chega à cidade no dia 9 para presidir às celebrações, que na manhã do 10 de Junho têm como palco central o Largo do Molhe, com desfile militar nas avenidas de Montevideu e do Brasil. No âmbito das comemorações, foi definido um programa de cinco dias, entre 7 e 11, que integra concertos e atividades militares complementares na Praça da Liberdade e Avenida dos Aliados.





Orquestra Ligeira do Exército e bandas da Armada, do Exército e da Força Área são as quatro formações que atuam nos Aliados. Durante esse período, a avenida e a Praça da Liberdade recebem, também, a exposição de meios e capacidades militares, com tendas e demonstrações que dão a conhecer as múltiplas competências dos ramos das Forças Armadas.

Ao público mostram-se viaturas especializadas, lancha de assalto rápido ou aeronaves, a padaria de campanha, exercícios de cinotécnica ou manobras de sobrevivência, entre muitos outros meios e áreas de intervenção da Marinha, do Exército e da Força Aérea.

No feriado de 10 de Junho, sábado, as comemorações decorrem junto ao mar, o que acaba por estabelecer uma ponte, pelo Atlântico, com o Brasil: é para este país que Marcelo Rebelo de Sousa voa ao final da manhã, com o intuito de assinalar também o Dia de Portugal junto das comunidades lusas das cidades de Rio de Janeiro e São Paulo.

Nas cerimónias do Porto, além do chefe de Estado, estarão presentes o primeiro-ministro, António Costa, o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, general Artur Neves Pina Monteiro, o chefe do Protocolo do Estado, embaixador António Almeida Lima, e o secretário-geral da Presidência da República, Arnaldo Pereira Coutinho, entre outras individualidades. A organização das comemorações do 10 de Junho é presidida pelo professor e investigador Manuel Sobrinho Simões.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial