Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Porto

ARTILHARIA PESADA na baixa do Porto

Perto de 1.500 militares, com 84 viaturas, participam no desfile da cerimónia militar comemorativa do 10 de Junho, que este ano se realiza no Porto. A partir das 10 horas de sábado, nas avenidas do Brasil e de Montevideu.




O desfile, com componentes naval, terrestre e aérea, integra o programa oficial do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, que envolve distintos momentos e palcos.
Na quarta-feira (7 de junho), às 10,30 horas, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, abre o programa de Atividades Militares Complementares, que ocupará a Avenida dos Aliados e a Praça da Liberdade até dia 11. Exposição e demonstrações dos ramos das Forças Armadas (Marinha, Força Aérea e Exército) convidam o público a conhecer de perto os meios e competências militares. Neste âmbito, decorrem várias iniciativas de participação gratuita.
Já no dia 9, também nos Aliados (junto à estátua de Almeida Garrett), realiza-se às 10,30 horas a Cerimónia do Içar da Bandeira, já com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Ao longo desta sexta-feira, o chefe de Estado acompanha um programa que integra, entre outros eventos, a inauguração da exposição “500 Anos do Foral Manuelino”, na Casa do Infante. Pelas 22 horas haverá uma sessão de fogo-de-artifício sobre o rio Douro.




No sábado de manhã, a partir das 10 horas, as cerimónias oficiais concentram-se junto ao Atlântico, designadamente no largo do Molhe. Devido à realização da parada e desfile militares, bem como ao demais programa principal do 10 de Junho, é essencial proceder a várias alterações ao trânsito, com condicionamentos de circulação e estacionamento em Nevogilde e Foz, devidamente assinalados, a partir de amanhã e sobretudo entre os dias 8 e 11, conforme informação detalhada em anexo.
O programa oficial encerra no domingo, 11, com a cerimónia do Arriar da Bandeira Nacional, nos Aliados, presidida pelo presidente da Câmara do Porto.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial