Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortocuriosidadesEventos

CLÁSSICOS ITALIANOS no PORTO

Clássicos Italianos vão estar em exposição na nossa Cidade Invicta. Para os amnates de carros e em especial destes magníficos exemplares, esta é uma oportunidade de verem bem de perto as máquinas.




Uma série de automóveis de marcas italianas vão estar em exposição pública na Praça de Parada Leitão, neste domingo, culminando as Jornadas da Cultura Italiana no Porto que estão a decorrer desde a semana passada e que incluem uma exposição no Palacete dos Viscondes de Balsemão, entre outras iniciativas.
Promovidas pela Associazione Socio-Culturale Italiana Del Portogallo Dante Alighieri (ASCIPDA), com o apoio da Câmara do Porto, as jornadas passaram já por uma conferência internacional e por vários concertos.
Hoje mesmo, quinta-feira, é lançado o livro “Il mondo italiano”, de Rosa Alice Branco, às 18 horas nos Armazéns do Castelo (Rua das Carmelitas, 166), enquanto amanhã, pelas 21,30 horas, é exibido na sede da ASCIPDA (Rua da Restauração, 409) o filme “Firenze e Gli Uffizi – Florença e Gli Uffizi”.
Apresentado no último Festival de Cinema Italiano, este filme é uma viagem multidimensional e multissensorial pelo Renascimento Italiano, à descoberta das maravilhas de Florença de uma maneira inédita, abrangente e espetacular, que reúne no mesmo ecrã Botticelli, Leonardo, Masaccio e Michelangelo.
As jornadas terminam no domingo, dia 11, com a exposição de automóveis clássicos italianos “Lo stile italiano e l’automobile”, na Praça de Parada Leitão (“Praça dos Leões”), entre as 11 e as 17,30 horas.
De acesso livre, trata-se da apresentação de automóveis clássicos de casas históricas italianas, no que constitui uma celebração do estilo e elegância do design italiano aplicado a este setor que foi tão importante para a história e o renome do “Bel Paese”.
Alfa Romeo, Fiat e Lancia têm presença quase garantida, sendo possíveis surpresas como Bugatti e Ferrari, Lamborghini e Maserati ou mesmo Pagani Zonda.
Entretanto, no âmbito do programa, está patente no Palacete dos Viscondes de Balsemão (Praça de Carlos Alberto) a exposição “Dove il Sì suona. Viaggio attraverso la lingua italiana / Onde o ‘sì’ ressoa. Viagem pela língua italiana”.
A exposição, que está aberta ao público até 1 de Julho, aborda a história da língua italiana, num formato que mistura recursos expositivos diferenciados (painéis, jogos interativos, projeções) e que foi já apresentado em importantes cidades europeias, de Moscovo a Zurique.
+Info: tel. 961 954 244; info@ladante.pt ou aqui.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial