Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Porto

PORTO – PRAIAS com QUALIDADE OURO

A Bandeira Azul foi hoje hasteada nas praias do Porto. Este ano a cidade ganha uma segunda Praia Acessível e conquista o galardão “Praia com Qualidade Ouro” nas oito que ostentam a Bandeira Azul.




A grande novidade neste ano é a conquista de mais uma “Praia Acessível – Praia para Todos!”: à Praia do Homem do Leme, que já a ostenta há vários anos, junta-se agora a Praia do Carneiro, devidamente equipada com infraestruturas adaptadas, cumprindo assim com todos os requisitos relativos à acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.

Entre os vários serviços e infraestruturas adaptadas a cidadãos com mobilidade reduzida disponíveis nesta praia, destacam-se as instalações sanitárias, os acessos com rampas e corrimãos, a existência de um equipamento anfíbio de auxílio ao banho e um serviço de apoio à sua utilização, lugares de estacionamento nas imediações e restaurante junto ao areal.

O galardão “Praia com Qualidade Ouro”, atribuído pela QUERCUS, estende-se assim às oito praias com Bandeira Azul. Para receber a classificação de água balnear com qualidade ouro, uma zona balnear tem de ter um nível de qualidade de água “excelente” nas últimas quatro épocas balneares e todas as análises do último ano devem passar nos critérios mais apertados da diretiva europeia sobre as águas balneares.



Após a vistoria da Agência Portuguesa do Ambiente, em representação da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), o município do Porto manteve, pois, o galardão em oito das suas praias, ao qual se junta este ano a “Qualidade Ouro” e duas “Praias Acessíveis”.

A frente marítima do Porto ostenta a Bandeira Azul em três zonas balneares, numa faixa litoral contínua que se entende desde a foz do rio Douro até à zona balnear do Homem do Leme, abrangendo oito praias de banhos.

A Zona Balnear do Castelo do Queijo é a única que não tem nenhum dos galardões, mas ainda assim apresenta uma qualidade “boa” para a prática balnear (para a Bandeira Azul é necessário qualidade “excelente”).

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial