Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Porto

E o vencedor é… CAMPANHÃ – Rusgas de São João




Campanhã foi a grande vencedora das Rusgas de São João deste ano, que voltaram ontem, ao final da tarde, a encher o Porto de alegria, cor e muita cumplicidade, num dos pontos altos e o derradeiro da programação das Festas de São João.

Milhares de pessoas saíram à rua para assistir ao tradicional desfile, que partiu da Praça da Batalha, desceu a Rua de Passos Manuel, subiu a Avenida dos Aliados e terminou na Praça do General Humberto Delgado. Em frente à ao edifício da Câmara do Porto, cada uma das sete rusgas participantes cumpriu a exibição final perante o júri, composto por um total de sete elementos, em representação de cada uma das uniões de freguesias da cidade do Porto.

As formações foram classificadas com base na coreografia, cenografia, figurinos e musicalidade. Embora fossem livres na escolha dos temas, as rusgas tinham de apresentar um cunho tradicional e evocar factos e costumes da história da cidade.

Somadas todas as pontuações, a Junta de Freguesia de Campanhã, representada pela Associação Cultural e Desportiva do Bairro de Falcão, foi declarada a grande vencedora da edição deste ano, totalizando 223 pontos e repetindo, assim, o triunfo do ano passado.

Recordando o papel da freguesia como principal produtora de farinha para o pão na cidade do Porto, Campanhã evocou os seus moleiros e agricultores, num desfile que envolveu 230 elementos e onde não faltou um moinho e até um forno de pão.
O segundo lugar pertenceu à Freguesia do Bonfim, representada pela Associação o Meu Lugar no Mundo, com um total de 208 pontos. O tema da sua rusga, com quase 300 elementos (a mais numerosa de todo o desfile), foi “As Fontes da Nossa Cidade”.

O último lugar do pódio pertenceu à União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, representada pela Orfeão da Foz do Douro, que somou um total de 182 pontos.


Nesta edição, estiveram a concurso sete rusgas em representação de cada uma das freguesias do Porto, perfazendo no total 1.135 participantes, com a formação mais pequena a juntar 45 pessoas e a maior a chegar aos 300 elementos.

As Rusgas de São João do Porto são uma tradição que remonta a 1957 e que foi recuperada pela Câmara do Porto há já alguns anos, envolvendo as várias freguesias da cidade.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial