Plataforma de Comunicação Digital

Transportes

Parques de estacionamento municipais passam a ter avenças para comerciantes

A Câmara do Porto alterou os preços dos parques de estacionamento municipais, introduzindo a avença de comerciante. Estas alterações, expressas no Código Regulamentar do Município do Porto para os “Parques de Estacionamento”, conforme edital 577/2017 publicado em Diário da República no dia 14 de agosto, vêm responder aos novos desafios de mobilidade na cidade e às necessidades sentidas pelos agentes do setor comercial.




A nova regulamentação traduz a preocupação em ajustar as avenças e respetivas tarifas dos parques municipais às características de cada zona e com benefícios para os comerciantes, quando comparada com o regulamento anterior (avença “equiparado a residente”).

Os comerciantes podem passar a usufruir de mensalidades de 24 horas para todos os parques municipais, à exceção do Parque da Viela do Anjo (exclusivo para residentes) e do Parque de São Roque (exclusivo para autocarros). O parque de estacionamento do Silo Auto é explorado pela empresa municipal Porto Lazer, pelo que tem um regulamento e preçário próprios.

Assim, para o Parque da Trindade o valor da avença mensal para comerciante é reduzido em 30%, fixando-se nos 64 euros; no Parque da Alfândega mantém-se o valor mensal de 29,20 euros; no Parque de Duque de Loulé o valor mensal da avença para comerciante reduz 14%, passando a ser de 56 euros; finalmente, no Parque dos Caminhos do Romântico, a avença para comerciante reduz 43%, com um valor mensal de 52 euros.

As tarifas de estacionamento de rotação sofrem alguns ajustes, mantendo-se a gratuitidade para bicicletas mas alargando-a a motociclos e ciclomotores, nos locais assinalados para o efeito.

O Parque da Trindade mantém os preços existentes; o Parque da Alfândega sofrerá um acréscimo de 38% no preço 24 horas, verificando-se aumentos nas primeiras 3 horas e em todo o período noturno; no Parque de Duque de Loulé haverá um acréscimo de 11% no preço 24 horas, que resulta exclusivamente de um aumento dos preços noturnos de 0,15€ para 0,20€; o Parque dos Caminhos do Romântico regista uma diminuição em 29% nos preços a partir da segunda hora de estacionamento.

Estas alterações vêm equilibrar a oferta e a procura para estacionamento de rotação, beneficiando, em todos os casos, as avenças de moradores e comerciantes, que passarão a ter nos parques municipais soluções de estacionamento permanente a preços mais acessíveis.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial