Plataforma de Comunicação Digital

Sem categoria

Manuais de atividades “proibidos” da Porto Editora estão de novo à venda





Os livros de atividades para rapazes e raparigas que a Porto Editora suspendeu na sequência de fortes críticas de discriminação estão novamente disponíveis para compra livre, anunciou hoje a empresa.

A editora decidiu “pôr fim à suspensão de venda”, lê-se num comunicado emitido esta terça-feira, em que a empresa livreira do Porto diz ter ficado comprovada “a não existência de qualquer discriminação” nos blocos de atividades diferenciados para rapazes e raparigas, dos quatro aos seis anos.

A empresa justifica que decidiu suspender a venda daqueles artigos para permitir uma análise serena e ponderada de um caso que gerou imediata polémica assim que foi conhecido e também para denunciar o que classifica de “lamentável manipulação”.

Na sequência das críticas, a editora e a Comissão para a Igualdade de Género (CIG) estabeleceram contactos e chegaram a um compromisso para colaborarem no futuro.




A empresa alega agora que o relatório do Conselho Editorial da Porto Editora, com base no parecer técnico da CIG divulgado em agosto, refuta muitas das considerações formuladas por aquela entidade.

“Tendo-se concretizado os objetivos pretendidos e comprovado a não existência de qualquer discriminação, põe-se fim à suspensão da venda daqueles livros no quadro do exercício pleno da liberdade de expressão da autora e das ilustradoras, bem como da liberdade de edição, respeitando estes valores fundamentais”, afirma a empresa.

No final de agosto, a CIG recomendou à Porto Editora que retirasse do mercado dois manuais com blocos de atividades, um com capa azul para os meninos e o outro em cor-de-rosa para as meninas, por terem exercícios distintos consoantes o género, o que, para a CIG, promovia a diferenciação entre homens e mulheres.

A polémica foi na altura tema de uma detalhada análise satírica por parte do humorista Ricardo Araújo Pereira no “Governo Sombra”, da TVI, cujo excerto pode ver abaixo.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial