Plataforma de Comunicação Digital

Politica

Manuel Pizarro: “António Arnaut é uma figura insubstituível do Portugal democrático”

Em comunicado, o socialista Manuel Pizarro anuncia que a distrital disponibilizará durante os próximos três dias um livro de condolências, que será esta tarde aberto e posteriormente entregue à família do fundador do Serviço Nacional de Saúde e cofundador do PS, que morreu hoje, aos 82 anos, em Coimbra.

Para o líder da Federação Distrital do Porto do PS, António Arnaut “é uma figura insubstituível do Portugal democrático a quem todos devemos muito pelo seu exemplo de retidão e pela sua capacidade de exercer os cargos públicos, respeitando compromissos e valores de um homem comprometido com a defesa de interesses dos que mais necessitam”.

Apresentando as condolências à família e amigos de Arnaut, Manuel Pizarro acrescenta que, no PS, o advogado “será sempre recordado pela defesa intransigente da ética na política e pelo apego aos valores mais profundos do ideário socialista”.

António Arnaut nasceu na Cumeeira, Penela, distrito de Coimbra, em 28 de janeiro de 1936, e estava internado nos hospitais da Universidade de Coimbra.

Presidente honorário do PS desde 2016, António Arnaut foi ministro dos Assuntos Sociais no II Governo Constitucional, Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano e foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade e com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Poeta e escritor, António Arnaut envolveu-se desde jovem na oposição ao Estado Novo e participou na comissão distrital de Coimbra da candidatura presidencial de Humberto Delgado.

O PS/Porto recorda que Arnault “foi um dos rostos da oposição ao Estado Novo, em 1958”, participando “na comissão distrital da candidatura presidencial de Humberto Delgado”, em Coimbra.

O secretário-geral do PS, António Costa, decretou luto partidário, com a bandeira socialista a meia haste em todas as sedes de país, após a morte do fundador deste partido e antigo ministro dos Assuntos Sociais António Arnaut.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial