Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Porto

PORTO: Monumento vandalizado na Praça do Império

O monumento que se encontra na Praça do Império foi vandalizado. A Câmara Municipal do Porto garantiu que procederá à limpeza da estátua esta quinta-feira.

Em comunicado, a Câmara Municipal do Porto informou que o ato de vandalismo ocorreu nos dias que se seguiram às comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado no último domingo.

O monumento apareceu “pintado a vermelho e preto, com insultos aos personagens que representam profissões como o missionário, o comerciante, o agricultor, o militar e o médico, homenageando ainda a mulher e as armas nacionais”.

A estátua, que é património há 84 anos, foi executada e projetada por Sousa Caldas e Alferes Alberto Ponce de Castro, em 1934, e inaugurada em junho do mesmo ano, no Palácio de Cristal. O monumento foi construído para a Exposição Colonial e erguido como elogio ao esforço colonizador.

Na nota da Câmara do Porto, a autarquia apelou ao respeito pelo património da cidade, “independentemente do juízo de valor que cada um possa fazer do contexto histórico em que atos políticos ou outros tenham ocorrido”.

artigo JN: https://www.jn.pt/local/noticias/porto/porto/interior/monumento-da-praca-do-imperio-no-porto-foi-vandalizado-9450606.html

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial