Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Portocinema

PORTO: Cinema Insuflável gratuito para crianças

O Cinema Insuflável para crianças começa no próximo sábado a sua itinerância pela cidade do Porto com uma série de apresentações no Parque da Pasteleira, entre as 11 e as 20 horas.

Inserida no programa municipal Cultura em Expansão, esta sala móvel de cinema consta de um dispositivo original e único, da autoria de Sérgio Marques e concebido pelo estúdio de design R2, assentando num projeto da Associação Cultural Figura Nacional em coprodução com a Câmara do Porto.
A partir de obras de animação, ficção, documentários e cinema experimental, de todos os tempos e de todas as origens, o Cinema Insuflável tem a missão de criar o encontro entre as crianças e as infinitas possibilidades do cinema, exibindo filmes que fazem crescer e refletir.
Pensados especificamente para a cidade do Porto, os programas a apresentar são fruto de uma colaboração com festivais, mostras e serviços educativos, nacionais e internacionais, desenvolvendo uma forma divertida, original e infinita de descobrir o cinema.
O leque de parceiros de programação inclui nomes como Abi Feijó, Anabela Moutinho, Cláudia Alves, Francisco Noronha, Inês Sapeta Dias e Luísa Sequeira, além de entidades como o NFB – National Film Board of Canadá, El meu primer festival (Barcelona), Children´s Film Festival of Seattle, RIGA International Film Festival (Letónia), CARROUSEL International du film de Rimuski, KINEKO International Children’s Film Festival (Japão), CINANIMA, IndieJunior Allianz, ESAP – Escola Superior Artística do Porto, Anilupa – Associação de Ludotecas do Porto e Festival Play.
As sessões, de acesso livre e com a duração de 40/50 minutos, vão decorrer entre as 11 e as 20 horas com a seguinte organização:
– para crianças dos 3 aos 5 anos – 11h, 14h, 17h
– para crianças dos 6 aos 9 anos – 12h, 15h, 18h
– para crianças dos 10 aos 12 anos – 13h, 16h, 19h
Até setembro, o Cinema Insuflável vai realizar-se em vários locais públicos da cidade e, nos meses de setembro e outubro, visitará também os recreios de 15 escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância.
O projeto Cinema Insuflável está inserido na vertente de “Viagens” do Cultura em Expansão, que inaugurou recentemente a segunda exposição fotográfica da Galeria Portátil e apresentou também já as representações teatrais “A beleza, pequena conferência”.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial