Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoLifeStyle

Porto ou Lisboa? Site australiano dá a resposta.

Num artigo publicado este domingo, o “Escape”, site australiano dedicado a viagens, fez uma comparação entre as duas maiores cidades portuguesas: Porto e Lisboa.

De acordo com o site, Porto e Lisboa têm uma rivalidade entre si que se compara à rivalidade entre Sydney e Melbourne, ambas cidades australianas.

A primeira diferença que o site distingue entre as duas cidades portuguesas é o clima. Se por um lado o Porto é “mais enevoado”, por outro, Lisboa é descrita como “uma das capitais mais ensolaradas da Europa”.

Outra comparação feita passa pelo facto de a cidade Invicta emanar um ar mais antigo do que Lisboa. De facto, “Portus Cale”, como já foi conhecido, é uma das cidades mais antigas da Europa e acredita-se que tenha dado o nome a Portugal. Já Lisboa foi totalmente reconstruída após o terramoto de 1755, o que a faz parecer uma cidade muito mais jovem.

No Porto, bebe-se vinho do Porto. Em Lisboa, bebe-se ginja. O site australiano recomenda aos seus leitores que, se passarem pela cidade Invicta, se dirijam às caves de vinho em Gaia para provar a bebida, que é fruto das técnicas de vinificação com dois mil anos no Vale do Douro. Mas se estiverem pela capital, o site menciona que a ginja pode ser bebida em qualquer restaurante de Lisboa.

Já em relação a comida, o Grande Porto é conhecido pelas francesinhas, a bola de carne e queijo, os jesuítas da Confeitaria Moura e as tripas à moda do Porto – que são também o nome aos residentes: “tripeiros”. De Lisboa, o site “Escape”, faz referência aos pastéis de Belém, ou natas, que são os doces mais famosos da capital.

O fado é ainda uma tradição lisboeta a que faz referência o artigo. O género musical tradicional da capital pode ser ouvido todas as noites pelas ruas de Alfama, um bairro que, não tendo sofrido danos sérios com o terramoto de 1755, mantém até hoje as suas caraterísticas históricas.

Por fim, o site australiano faz ainda referência aos prémios e reconhecimentos que as cidades receberam ao longo dos anos. Por um lado, o Centro Histórico do Porto foi considerado, em 1996, Património da Humanidade pela UNESCO. Em 2001, o Porto foi considerado a Capital Europeia da Cultura.

Por outro lado, o Oceanário de Lisboa foi nomeado o Melhor Oceanário do Mundo pelo TripAdvisor em 2017. Já o Parque das Nações, construído para receber a Expo 98, é o local onde acontece o Web Summit, a maior conferência de tecnologia do mundo.

Apesar de todas estas comparações, o site australiano acaba o artigo sem determinar qual das duas rivais é a melhor cidade de Portugal.

artigo JN: https://www.jn.pt/mundo/interior/site-australiano-tenta-descobrir-qual-e-a-melhor-cidade-porto-ou-lisboa-9478781.html

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial