Plataforma de Comunicação Digital

Saúde

Autoridade de saúde recomenda “não lavar nem reutilizar preservativos”

O Centro para Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA publicou nas redes sociais uma espécie de nota para lembrar as pessoas que cada preservativo deve ser usado uma única vez. Três por cento dos norte-americanos lavam e reutilizam-nos.

A autoridade de saúde referiu que tiveram de emitir essa nota porque realmente “as pessoas fazem-no”.

Num estudo de 2012, publicado na revista “Sexual Health”, ficou claro que 1,4 a 3,3% dos norte-americanos tinha reutilizado, pelo menos, duas vezes um preservativo durante um encontro sexual.

Se um preservativo serve para evitar uma gravidez e prevenir o contágio por doenças sexualmente transmissíveis (como o HIV e hepatite), a sua reutilização pode comprometer este propósito, uma vez que pode rasgar-se devido à fricção durante o ato. Mesmo que não rasgue, o sabão/sabonete e a água não são suficientes para eliminar os vírus, bactérias e sémen presentes nos preservativos usados.

A CDC informou, através do site, que, para que um preservativo seja eficaz, deve ser usado um novo para “cada ato de sexo vaginal, anal e oral, durante todo o ato”.

Outras indicações dadas pela CDC remetem para que as pessoas estejam atentas às datas de validade dos preservativos e que não os devem guardar nas carteiras.

Além disso, os erros mais comuns indicados pelo estudo de 2012 passam por colocar os preservativos demasiado tarde (50%), ou retirá-los muito cedo (44,7%), ou ainda desenrolá-los antes de os colocar.

Nos EUA, segundo um estudo publicado pela CDC no ano passado, um terço dos norte-americanos utiliza preservativos.

Em Portugal, em 2017, foram distribuídos mais de 4,7 milhões de preservativos pelas autoridades de saúde, de acordo com dados da Direção-Geral da Saúde (DGS). Apenas 19% das pessoas referem utilizar preservativo sempre que tem relações sexuais, informou ainda a DGS, indicando que menos de metade das pessoas utiliza-os quando inicia um relacionamento.

Os primeiros preservativos foram inventados em 1839. A 13 de fevereiro é comemorado o Dia Internacional do Preservativo.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial