Plataforma de Comunicação Digital

Agenda CulturalCidade do Porto

Iluminação Natalícia é inaugurada este sábado com espetáculo nos Aliados

O Natal chega oficialmente ao Porto no primeiro dia de dezembro, às 18h00, com a inauguração das tradicionais iluminações de Natal das ruas e da árvore de Natal gigante montada na Praça do General Humberto Delgado. O momento inclui um espetáculo de fogo-de-artifício e um concerto com um grupo Saint Dominic’s Gospel Choir, aberto à população.

Assim promete ser o arranque das festividades natalícias no Porto, que este ano terá 59 ruas, praças, jardins e fachadas da cidade iluminados com 586 peças, num total de 2,3 milhões de microlâmpadas LED – mais do que os dois milhões de luzes de Natal espalhadas pela cidade de Lisboa.

A própria árvore de Natal, que se vai ligar todos os dias às 17h30, também é 10 metros mais alta que a alfacinha. Tem 40 metros de altura, 20 metros de diâmetro, pesa 12 toneladas e está decorada com 29 mil lâmpadas. A árvore da Praça do Comércio, por comparação, tem 30 metros, mas mais luzes: 54 mil.

 

Duas pistas de gelo e um espetáculo

Este ano o Porto tem pelo menos duas pistas de gelo para patinar à vontade. Uma delas é uma pista de gelo natural e está montada na Praça de D. João I. A entrada vai ser gratuita no dia 1 de dezembro entre as 20h00 e as 01h00. Nos restantes dias custa 3,50 euros para patinar durante 20 minutos ou 5 euros para patinar durante uma hora.

Nesta pista tem lugar, também no dia 1, o espetáculo de patinagem artística no gelo «Prendas de Natal Animadas», às 16h00, que segundo a Porto Lazer «retrata o imaginário da chegada das prendas de Natal e a alegria e surpresa na descoberta de cada uma delas». A entrada é gratuita.

Na Praça da Fantasia, que na verdade é a Praça de Mouzinho de Albuquerque (Rotunda da Boavista) existe outro recinto de gelo para patinar, coberto, e uma rampa de gelo. Mas não só: também há atrações como carrosséis, pistas de carros, simuladores, jogos tradicionais, uma mini montanha russa e uma Casa do Pai Natal.

A programação de Natal do Porto promove ainda feiras e mercados de Natal, espetáculos de dança e teatro, concertos, magia, circo, oficinas, exposições, atividades para crianças, diversões e animação de rua, durante cinco semanas, até ao Dia de Reis, 6 de janeiro de 2019.

PROGRAMA (DIA 1 DE DEZEMBRO)

15:00
Coros itinerantes “Dar Corda ao Natal” | Baixa do Porto

15:30
Desfile da Batucada Radical | Baixa do Porto
Espetáculo de comédia de Mr. Bang | Avenida dos Aliados (placa superior)

16:00
Concerto PopUp com as Vozes Portáteis | Varandim da Torre dos Clérigos

16:30
Concerto de Carolina Deslandes | Avenida dos Aliados (placa superior)

18:00
Espetáculo de fogo de artifício | Praça do General Humberto Delgado
Ligação das luzes e inauguração da Árvore de Natal | Praça do General Humberto Delgado

18:30
Concerto de Saint Dominic’s Gospel Choir | Avenida dos Aliados (placa superior)

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial