Plataforma de Comunicação Digital

FC PORTOFutebol

Pinto da Costa comemora hoje o seu 81.º aniversário

Jorge Nuno Pinto da Costa nasceu a 28 de Dezembro de 1937 (81 anos) no Porto e é Presidente do FC Porto há 36 anos.

A 13 de Maio deste ano, Jorge Nuno Pinto da Costa, recebeu a Medalha de Honra da Cidade – Grau Ouro das mãos do presidente da Câmara do Porto. Uma cerimónia que foi breve, porque às palavras substituíram-se os gestos. Afinal, como sublinhou Rui Moreira, “a cidade do Porto está hoje a fazer justiça a um dos seus mais ilustres cidadãos”.

“Enche-me de grande emoção, saudade e alegria o momento que estamos aqui a viver”, disse Pinto da Costa, aludindo aos 36 anos de presidência que leva no FC Porto e a tudo que o clube construiu desde então, que contribuiu para elevar o nome da cidade no plano internacional.

No ano passado, quando questionado por várias vezes quando pensa deixar a presidência do clube, Pinto da Costa respondeu:
“O que eu sei é que no dia em que me levantar para vir para o clube e não me sentir entusiasmado, vou-me embora”A sua presidência no clube iníciou a 23 de Abril de 1982 depois de ter feito algum percurso dentro da equipa, Pinto da Costa vence as eleições e, nesta data, assume, pela primeira vez o comando do clube. Em Portugal, é o presidente com mais anos de serviço seguidos a um clube. No entanto, nos 36 anos que leva como líder, tem muito para mostrar.

Até à data, conquistou 60 troféus, sendo que o primeiro que ergueu foi uma Supertaça no ano a seguir à sua chegada ao cargo mais alto dos ‘dragões’. Já o primeiro título de campeão apenas chegou dois anos depois quando, em 1985, conquista pela primeira vez a Liga Portuguesa.

O título conquistado em 1983 abriu o caminho para uma presidência recheada de troféus. Nos 60 contabilizados estão os 21 títulos de campeão nacional. Para além do campeonato, Pinto da Costa viu ainda os ‘dragões’ vencer 12 Taças de Portugal, 20 Supertaças e sete títulos internacionais.

Para além de dois troféus de campeão da Europa (Liga dos Campeões Europeus em 1986/87 e Liga dos Campeões em 2003/04), o FC Porto de Pinto da Costa venceu ainda uma Taça UEFA (2002/03), uma Liga Europa (2010/11), duas Taças Intercontinentais ( 1987 e 2004) e uma Supertaça Europeia (1988).

Os dragões orientados por Sérgio Conceição vão dobrar o ano na liderança do campeonato, com quatro pontos de vantagem sobre o segundo classificado e eterno rival Benfica.

Com quase 37 anos de presidência, 60 troféus e vários êxitos nacionais e internacionais, Pinto da Costa é o presidente com mais troféus conquistados no Mundo.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial