Primeira mulher astronauta portuguesa é do Porto

Ana Pires, estudante do Instituto Superior de Engenharia do Politécnico do Porto e investigadora no INESC TEC, é a primeira mulher portuguesa a receber o diploma de astronauta-cientista da NASA.

A estudante do mestrado em Engenharia e Eletrotecnia do ISEP integra a lista dos 12 finalistas selecionados, de um conjunto de candidaturas provenientes de várias partes do mundo em diversas áreas, para frequentar uma formação na Embry-Riddle Aeronautical University, na Flórida (EUA).

Ana Pires foi escolhida no contexto do projeto de investigação “PoSSUM – Suborbital Polar na Alta Mesosfera”, tal como referido pelo “Mundo Português”.

A investigadora portuguesa recebeu o diploma de astronauta-cientista após ter terminado com sucesso a formação que prepara candidatos para voos espaciais suborbitais. Este curso teve a duração de um mês e meio e incluía dois segmentos, um prático e outro teórico, nos domínios da aeronáutica e dos estudos espaciais.

A formação foi complementada com a simulação de uma missão com fato espacial, voos em aviões acrobáticos para adaptação à Força G e sessões em câmaras hiperbáricas para observar o impacto da hipoxia.

“Este é o primeiro passo para continuar o treino especializado na indústria espacial. Existem outras formações no contexto deste programa [project PoSSUM] e estou muito interessada em perseguir este sonho”, declarou Ana Pires ao Politécnico do Porto.

fonte: PORTO.PT

Notícias relacionadas