Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoTrânsito

Circulação na rotunda da Boavista vai ficar condicionada

Mais de 200 árvores da rotunda da Boavista, no Porto, três em risco de queda, vão ser intervencionadas, numa operação que vai durar cerca de 14 dias e que vai limitar a circulação no local, anunciou a autarquia esta sexta-feira.

Segundo a Câmara do Porto, “do acervo arbóreo da rotunda da Boavista [Praça de Mouzinho de Albuquerque], serão trabalhados 207 exemplares, dos quais se destacam 204 para criteriosa poda de manutenção/segurança e os restantes três que se encontram em condição de elevada fragilidade e consequente risco de queda”.

No texto publicado esta sexta-feira no site do município, a autarquia explica que o abate destas três árvores – um carvalho americano e dois liquidâmbares – é “inevitável”, dada a “muito fraca condição biomecânica, consequente de fortes processos de decomposição da madeira, agora bem visíveis por extensas e ativas cavidades, tanto ao nível do alto tronco, copa e colo como do sistema radicular”.

A escala e especificidade de trabalho a realizar, bem como o porte, e localização dos árvores a intervencionar, obrigam, de acordo com o município, “a uma intervenção com a duração estimada de 14 dias”, que terá impacto sobre a utilização do espaço, quer em termos de passagem pedonal quer de circulação viária na rotunda, pelo menos até 27 janeiro, data em que está previsto o fim dos trabalhos.

“A decisão de intervir resulta do processo de monitorização e manutenção do arvoredo municipal que, após avaliações técnicas efetuadas recentemente, destacou a necessidade de atuação criteriosa em todos os exemplares arbóreos daquela praça”, lê-se na página oficial da Câmara.

Com esta intervenção, que tem início previsto para segunda-feira, pretende-se “potenciar a qualidade e segurança dos exemplares, não só incrementando as condições de desenvolvimento, mas também minimizando os elementos atualmente reconhecidos como podendo representar risco e perigo para pessoas e bens”.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial