Plataforma de Comunicação Digital

Transportes

Autocarros impedidos de entrar no centro do Porto

Os condicionamentos, motivados em parte pela obra de recuperação do Mercado do Bolhão, vão tirar os autocarros privados e “um total de nove mil passageiros” dos terminais atualmente existentes na rua Alexandre Braga e no Campo 24 de Agosto, transferindo as paragens para a zona do Dragão, com estacionamento para 840 automóveis e uma estação de metro que funciona “aquém da capacidade”, explicou o presidente da autarquia, Rui Moreira, em conferência de imprensa.

“Se não fizéssemos isto, as pessoas iam ficar sentadas dentro dos autocarros e eles não iam mexer. É melhor [as pessoas] chegarem ao Dragão, saírem em condições de conforto para o metro e dai chegarem onde querem. A distância vai ser a mesma e provavelmente vai ser mais rápido”, frisou o autarca, explicando que a autarquia apenas “alterou paragens, e não percursos”, que os operadores foram “ouvidos” e “os autarcas e a Área Metropolitana do Porto” foram “informados”.

A partir de 05 de fevereiro, os autocarros da STCP continuam a parar no Campo 24 de Agosto e os que tinham término em Alexandre Braga, junto ao Mercado do Bolhão, mudam-se para a rua do Bolhão, numa alteração que Moreira diz “não ser muito expectável que fique resolvida durante o próximo ano e meio, dois anos”.

A rua Alexandra Braga, que já não tinha trânsito automóvel e onde “chegam a passar 235 autocarros por hora”, vai ficar sem transporte público, porque “não implementar a medida implicaria parar as obras do mercado”, justificou Rui Moreira.

Segundo o autarca, estima-se que esta empreitada demore “cerca de um ano e meio”, mas a intermodalidade é uma “opção de futuro”, nomeadamente devido à construção do Terminal Intermodal de Campanhã, na zona oriental da cidade.

Entretanto, a 29 de janeiro começam obras de “cerca de três meses” na rua Fernandes Tomás (requalificação para aumentar passeios e intervenção da Águas do Porto, em toda a extensão, com os trabalhos a avançar por troços), também perto do ‘Bolhão’, seguindo depois a empreitada para a rua do Bonjardim.

Com a conclusão da recuperação de Fernandes Tomás, os trabalhos seguem para a rua Formosa, aqui devido à empreitada do mercado, devido à construção do túnel técnico e de acesso a cargas e descargas.

Quanto aos operadores privados que passam da rua Alexandre Braga para o Dragão, onde a autarquia investiu “cerca de 200 mil euros” para acolher o transporte público e os passageiros, a vereadora da Mobilidade, Cristina Pimentel, disse e as linhas 55, 69 e 60 da ETG, com origem em Baguim, Seixo (Gondomar) e Ermesinde (Valongo), respetivamente.

Também com paragem atual na rua Alexandre Braga, a linha V94 da Valpi, com origem em Campo (Valongo), por ter o “serviço articulado com o 700 da STCP [Sociedade de Transportes Coletivos do Porto]”, também vai para a rua do Bolhão, tal como as linhas 401 e 800 da STCP.

No que diz respeito às linhas das operadoras privadas que se mudam do Campo 24 de Agosto para o Dragão, são as da AE Martins (Modelos), Pacense/Landim (Paços de Ferreira), Valpi (Penafiel) e da ETG (Valongo, Terronhas e Boca da Foz do Sousa).

No Dragão, estas linhas e passageiros terão “abrigos, apoio ao cliente, reforço de sinalética, estacionamento e uma entrada rápida, segura e imediata na rede urbana da STCP e do Metro”, meios que poderão usar na deslocação para o centro do Porto.

Sendo operadora exclusiva no Porto, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) terá “primazia” nestas mudanças, pelo que as alterações nas suas linhas “serão residuais e, nesta fase, são praticamente sem significado”, segundo o autarca.

O independente lembrou que a Câmara “vai adotar brevemente medidas duras” para “disciplinar” os “veículos turísticos ocasionais”, que chegam a ser 200 na cidade.

Moreira destacou ainda o passe único metropolitano, que o Governo prevê para abril, e o “relançamento do concurso dos percursos assistidos [eventualmente escadas rolantes] de Miragaia”, que “ficou deserto”.

“Não podemos fazer todo este esforço e deixar que ele fique hipotecado por operadores privados que querem fazer rebatimento no centro do Porto”, justificou.

Linhas que passam a terminar no Dragão

Transitam da Rua de Alexandre Braga para o Terminal do Dragão as linhas 55 (Baguim do Monte), 69 (Seixo) e 70 (Ermesinde), operadas pela ETG.

Da Rua de Sá da Bandeira passam para o Dragão o 33 (Valongo) e o 34 (Terronhas).

A linha 27/29 (Boca da Foz do Sousa) que termina no Campo 24 de Agosto, passa também, a partir do dia 5 do próximo mês, para o terminal junto ao Estádio do Dragão.

Por seu turno, do parque de estacionamento municipal Régulo da Megauanha (próximo da Trindade) são deslocadas três carreiras para o Dragão: a 5 (com destino a Modelos), da AE Martins; a linha para Paços de Ferreira (por Frazão e São Roque), operada pela Pacence/Landim; e a linha 1 para Penafiel, operada pela Valpi.

Na prática, todas as operadoras de transporte público privadas que entrem na cidade, via Rua de São Roque, passam a finalizar os seus percursos no Terminal do Dragão.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial