Plataforma de Comunicação Digital

Emprego

IEFP e hotéis do Porto juntam-se em iniciativa de recrutamento

Alguns dos principais hotéis do Grande Porto e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) arrancam em março com um projeto-piloto de formação para 40 estudantes na área de mesa-bar e cozinha-pastelaria, anunciou fonte oficial, esta quarta-feira.

Em entrevista telefónica à Lusa, o presidente executivo da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT), António Condé Pinto, avançou que o ‘Aprendizagem dá Emprego’ é um “projeto-piloto” que junta IEFP e hotéis do Grande Porto para recrutamento no setor da hotelaria e restauração, onde os candidatos, com bom aproveitamento, têm acesso facilitado ao mercado de trabalho.

“É um programa inovador no sentido que será verdadeiramente a primeira experiência em Portugal de uma formação de que se fala muito, a Formação Lau muito conhecida e muito referenciada noutros países, nomeadamente a Alemanha. E o que há aqui realmente de inovador é que os jovens vão ter um percurso de formação durante três anos, que lhes vai permitir atingir o 12.º ano, onde uma parte da formação será feita nos centros de formação do IEFPe outra parte significativa será feita nas empresas, porque 40% da formação será feita nas empresas”.

Alguns dos principais hotéis do Grande Porto que vão participar no processo de recrutamento e na seleção dos formandos são o Sheraton Porto Hotel, Porto Palácio Hotel Congress, Crowne Plaza Porto, Intercontinental Porto – Palácio das Cardosas, The Yeatman, The Artist Hotel, The House Ribeira Hotel e o Holiday Inn Porto Gaia.

Todas as unidades hoteleiras que participam na iniciativa comprometem-se a atribuir no terceiro ano da formação uma bolsa a todos os formandos equivalente a “50% do salário mínimo nacional”, acrescentou António Condé Pinto.

Para os tutores, a formação pedagógica e sobre avaliação arranca no próximo mês de março e em abril são lançados dois cursos: um curso de mesa-bar, dirigido às salas dos hotéis, e um curso de cozinha-pastelaria, dirigido às cozinhas dos hotéis, explicou o presidente executivo da APHORT. A apresentação oficial do projeto ‘Aprendizagem dá Emprego’ vai decorrer quinta-feira, pelas 15:30, no Auditório do Serviço de Formação do Porto, e prevê-se a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, adiantou a APHORT.

Na mesma cerimónia vai ser também assinado um outro protocolo de colaboração entre a APHORT, o IEFP e a Confederação do Turismo Português, com o objetivo de dar continuidade ao estabelecimento de uma maior proximidade entre empregadores e desempregados, através da criação de uma plataforma de cooperação, avançou a APHORT, que tem sede no Porto e conta com cerca de cinco mil associados em todo o país.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial