Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoTransportes

Quem estudar e viver no Porto e tenha até 15 anos vai andar à borla na STCP e Metro

A Câmara do Porto vai implementar um sistema que permitirá aos seus residentes/estudantes até aos 15 anos não pagar qualquer valor quando se deslocarem em transporte público na cidade, o que acontecerá a partir de setembro deste ano, ou seja, com o início do próximo ano lectivo.

Segundo a publicação efetuada no sítio oficial do Municipio, esta medida que será implementada no Porto, junta-se à gratuitidade que deverá ser aplicada até aos 12 anos em toda a rede de transportes públicos da Área Metropolitana hoje debatida no âmbito do Conselho Metropolitano, que decorreu na Póvoa de Varzim.

A implementação do PRAT – Plano de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos vai possibilitar ainda a implementação do passe único para os restantes munícipes, com o valor de 30 euros dentro da cidade do Porto e de 40 euros para as viagens intermunicipais.

O alcance destas medidas é relevante em diversas áreas de intervenção do Município, verificando-se mais-valias evidentes em torno da componente de mobilidade, mas também na promoção de estilos de vida mais sustentáveis, ambientalmente responsáveis e promotores da utilização do transporte público em detrimento da utilização do transporte individual.

O Município do Porto, que concordou com a aplicação do sistema no âmbito da Área Metropolitana do Porto, vê como estratégica a implementação de uma política de mobilidade séria e comprometida com as gerações mais novas, promotora da utilização do transporte público e indutora de comportamentos atuais e futuros.

Tendo em conta o expectável impacto positivo da gratuitidade até aos 12 anos, a Câmara do Porto entendeu, contudo, que deve ir mais longe, assumindo o alargamento da gratuitidade das deslocações dentro da cidade para todos os seus residentes entre os 13 e os 15 anos a frequentar estabelecimentos de ensino no concelho.

Esta medida evidencia o grau de compromisso com a sustentabilidade, pilar transversal da estratégia deste Executivo Municipal para o presente mandato, tratando-se de um investimento que potencia a competitividade do território, que está alinhado com políticas de descarbonização e que, sendo uma aposta nas novas gerações, terá certamente efeitos multiplicadores no futuro.

A medida tomada individualmente pela Câmara do Porto, complementar à acordada no âmbito da Área Metropolitana com o Governo, pode atingir cerca de 8 mil jovens estudantes e terá um custo estimado de cerca de um milhão de euros. A este impacto, suportado pela Câmara do Porto, junta-se a gratuitidade até aos 12 anos em toda a AMP.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial