Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Porto

Antiga sede da STCP na Boavista convertida em alojamento local de luxo

Dois edifícios datados do século passado que serviram de antiga sede da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e que estão classificados pela Câmara do Porto como de “interesse municipal”, bem como um terceiro prédio de entidade privada, localizados na Avenida da Boavista, a uma centena de metros da Casa da Música, foram reabilitados pela marca Porto Deluxe com a manutenção da traça original e abriram hoje, avançou à Lusa Judite Carqueja, da Porto Deluxe.

“Pretendemos fazer aqui uma reabilitação mantendo a traça do edifício (…). Fizemos um esforço enorme por manter a traça original”, observou a mentora da marca Porto Deluxe, que é um projeto pessoal que quis criar após 20 anos a trabalhar no setor do imobiliário e fundos de investimento.

Segundo descreveu Judite Carqueja, nos pisos clássicos foram mantidos os “tetos trabalhados”, o “pé direito de três metros” ou os “lambris de 90 centímetros”, enquanto que nos pisos térreos, as antigas caves, os apartamentos completos têm um “ambiente ‘zen'” com lareira e jacuzzi na varanda.

Nos pisos das águas furtadas, o ambiente é “rústico moderno”, onde se destacam as traves de madeira no teto e as claraboias.

O conceito do empreendimento passa por permitir ao visitante uma experiência turística, usufruindo em simultâneo do luxo típico de uma casa burguesa do antigamente, associada às modernidades do mundo atual, como Internet sem fios, ar condicionado, energia solar, bem como um parque de estacionamento para dez viaturas e carregamento para carros elétricos, se necessário.

O empreendimento que abriu hoje oficialmente esteve na semana passada num regime de ‘soft opening’, sendo a maioria dos clientes estrangeiros, oriundos de França, Alemanha e Espanha, mas também da Coreia do Sul, Estados Unidos da América, Austrália, África do Sul, enumerou a empresária.

O investimento total rondou os três milhões de euros, incluindo a aquisição dos edifícios que foi cerca de meio milhão de euros. “Um investimento pesado”, admitiu Judite Carqueja, explicando que depois da compra foi “tudo demolido, exceto as paredes exteriores”.

A Porto Deluxe criou no arranque 14 postos de trabalho (quatro diretos) e a capacidade máxima atual é de 70 pessoas, entre apartamentos T3 ou apenas ‘suites’.

Há três anos, em maio de 2016, a Lusa noticiava que dois prédios da STCP geminados na Avenida da Boavista tinham sido colocados à venda num anúncio publicado na imprensa diária, tendo como uma base de licitação 572 mil euros.

A alienação daquele património da STCP inseria-se num plano mais alargado para rentabilização dos ativos da empresa e para abater ao passivo, disse na altura uma fonte da empresa.

por: LUSA

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial