Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoEventosPortuenses

Está de regresso o Porto Extreme XL

A Ribeira do Porto volta a receber os melhores pilotos do mundo de hard enduro na tarde do próximo dia 11 de maio. A prova que volta a abrir as World Super Enduro Super Series (WESS) bateu este ano todos os recordes, com 321 inscritos em representação de 26 países. Portugal terá cinco pilotos a competir na categoria principal.

A menos de duas semanas de sair para a estrada, a 15.ª edição da Porto Extreme XL Lagares entra para a história por apresentar a maior e melhor lista de inscritos de sempre, com 321 pilotos confirmados à partida, incluindo todos os principais pretendentes ao título das World Super Enduro Super Series), em representação de 26 nacionalidades.

Espanha é o país responsável pelo maior contingente, inscrevendo 136 pilotos no conjunto das cinco categorias que compõem o pelotão (XL, Hobby, Veteranos, Expert e Pro), seguindo-se Portugal, com 59 pilotos, Grã-Bretanha, com 30 representantes e França, com 27, e Itália, com 12 pilotos. A lista inclui representantes de países como a Nova Zelândia, Austrália, China, Coreia do Sul, Taiwan, Rússia, Estados Unidos ou África do Sul.

Inaugurando, uma vez mais, o calendário das World Enduro Super Series, a prova organizada pelo Extreme Clube Lagares, com o apoio das autarquias do Porto, Paredes e Penafiel, será disputada ao longo de três dias (10, 11 e 12 de maio), disputando novamente o seu Prólogo na zona da Ribeira do Porto, na tarde de sábado, 11 de maio.

Como habitualmente, as partidas e chegadas mantêm-se no Cais da Ribeira, local onde será disputado o Prólogo para as classes XL, Hobby, Veteranos e Expert, a partir das 14 horas. Os pilotos da categoria principal (Pro) terão, por sua vez, de enfrentar um percurso maior e mais exigente, percorrendo as escadarias do Barredo, Codeçal e dos Guindais, regressando este ano ao Cais da Ribeira após uma inédita descida pela Escarpa das Fontainhas, junto à Avenida Gustavo Eiffel.

Os pilotos da categoria Pro realizam a sua prova entre as 17,30 e as 19 horas. Como vem sendo tradição nos últimos anos, os dez mais rápidos vão disputar no final uma finalíssima em conjunto.

No ano passado, a vitória na prova pertenceu a Billy Bolt (Husqvarna), piloto que se viria a sagrar, no final da temporada, no primeiro campeão da história das WESS. Repetir o triunfo em Portugal e no campeonato é o objetivo do britânico em 2019, apesar de a concorrência ser mais forte do que nunca ou não estivessem já confirmados no Porto Extreme XL nomes como os dos compatriotas Jonny Walker (KTM), Paul Bolton (KTM) ou Graham Jarvis (Husqvarna), o alemão Manuel Lettenbichler (KTM), o sul-africano Wade Young (Sherco) ou os dos espanhóis Josep Garcia (Sherco), Mario Roman (Sherco) e do inevitável Alfredo Gomez Cantero (Husqvarna), vencedor de três edições da etapa portuguesa.

As cores nacionais na classe principal estarão este ano representadas por cinco pilotos: Ni Esteves, Ricardo Damil, Luís Silva, Joel Vieira e Diogo Vieira – piloto que há um ano foi o melhor representante luso na prova, terminando no 15.º lugar da geral absoluta.

Para além do Porto Extreme XL, o calendário de 2019 das World Enduro Super Series integra mais sete etapas, respetivamente em França (17-19 maio), Áustria (30 maio a 2 junho), Itália (data a anunciar), Roménia (30 julho a 4 agosto), Reino Unido (21-22 setembro), Espanha (5-6 outubro) e Alemanha (2-3 novembro).

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial