Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoTrânsito

Centro Histórico do Porto tem cinco novas zonas de estacionamento pago

O centro histórico do Porto vai ter, a partir de junho, cinco Novas Zonas de Estacionamento de Duração Limitada (ZEDL), informou hoje o município que justifica a decisão com a necessidade de aliviar a pressão sobre os moradores.

Numa nota pública na sua página oficial, a autarquia explica que a criação de novas ZEDL em alguns arruamentos vai permitir “reorganizar o espaço destinado a estacionamento e criar bolsas dedicadas exclusivamente aos moradores que solicitem uma avença de residente”, garantindo “uma melhor gestão do espaço público” e um “alívio da pressão sobre os moradores do centro histórico”.

De acordo com o mapa publicado, foram criadas novas ZEDL nas ruas das Virtudes, das Taipas, de Monchique e Dr. Barbosa de Castro, onde o valor cobrado à hora será de 1,20 euros.

A câmara informa ainda que as pinturas no pavimento relativas às novas regras começam a ser feitas já na próxima terça-feira, 21 de maio, contudo, as novas regras entram em vigor apenas a 3 de junho.

Com a criação destas novas ZEDL, o centro histórico do Porto passa a ter mais de uma dezena de arruamentos com estacionamento pago, divididos por duas zonas.

Na zona I, o valor hora é de 1,20 euros, na zona II que compreende arruamentos como a rua da Restauração, o valor cobrado à hora é de 60 cêntimos.

A estratégia, afirma o município, “tem como prioridades uma maior rotatividade dos lugares de estacionamento e uma maior disponibilidade para os residentes, a par da redução do estacionamento abusivo e do privilégio à utilização de curta duração na proximidade das áreas comerciais e de serviços”.

No que respeita às condições especiais a criar para os residentes, a câmara salienta que passam pela sinalização das zonas a eles reservados, devendo os interessados adquirir uma avença anual para a sua zona de residência.

A autarquia sublinha, no entanto, que a aquisição da licença não garante reserva de lugar, mas antes o estacionamento sem limite de tempo e sem pagamento, além do valor da avença, nas zonas definidas na ZEDL da sua área de residência.

A avença pode ser requisitada através do `Balcão Virtual` da página de internet do município ou pessoalmente no Gabinete do Munícipe, sendo atribuída pelo período de um ano civil.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial