Porto vai ter transportes grátis para jovens dos 13 aos 15 anos

Durante a sessão extraordinária deste órgão deliberativo, na segunda-feira à noite, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, explicou que a decisão de estender a gratuitidade até aos 15 anos prendeu-se com o facto de ser “nestas idades que se criam e transformam hábitos”.

Falando numa medida fundamental, o autarca assumiu que esta está relacionada com a questão da mobilidade e das alterações climáticas, integrando-se num “pensamento estratégico”.

Contudo, Rui Moreira assumiu que será necessário, por exemplo, melhorar a oferta e o conforto.

A intenção de estender a gratuitidade aos jovens com idade até aos 15 anos nas deslocações dentro da cidade do Porto, para todos os seus residentes entre os 13 e os 15 anos a frequentar estabelecimentos de ensino no concelho, foi anunciada em fevereiro deste ano e implica um investimento aproximado de um milhão de euros.

A medida deverá entrar em vigor a partir de setembro, ou seja, no início do próximo ano letivo.

Os custos de utilização mensal dos títulos de transporte serão assegurados pelo município mediante a celebração de protocolo com o TIP – Transportes Intermodais do Porto.

Apesar de elogiar a aposta no estímulo à utilização do transporte público, o social-democrata Francisco Carrapatoso entendeu que a medida deveria ser alargada aos jovens até aos 18 anos.

Partilhando da mesma opinião, Susana Constante Pereira, do BE, salientou que se a medida fosse alargada até aos 18 anos seria um “contributo fundamental” ao orçamento das famílias.

Também o deputado da CDU Rui Sá mostrou-se favorável à iniciativa, mas considerou que o transporte escolar merece uma reflexão.

Por seu lado, Carla Leitão, eleita pelo movimento independente de Rui Moreira, lembrou o “enorme sentido estratégico” desta medida.

Segue-nos e partilha:

Notícias relacionadas