Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoPortuensesVideo

▶️Vídeo: Esta igreja esconde um belo miradouro panorâmico sobre o Porto e arredores

Na Praça do Marquês de Pombal, a torre da Igreja de Nossa Senhora da Conceição oferece uma vista panorâmica (ver vídeo abaixo) que se estende da foz do rio Douro à Praia do Cabedelo e à Póvoa de Varzim.

Projetada pelo monge beneditino Paul Bellot, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi construída entre 1939 e 1947 e combina vários elementos arquitetónicos. A planta da igreja é de influência românica, mas os arcos do teto «não são de volta inteira como os românicos nem em ogiva como o gótico; são uma mistura dos dois».

A torre da Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Igreja do Marquês) promove visitas ao cimo da sua torre, por apenas um euro. Daquele ponto é possível ver alguns dos edifícios mais emblemáticos do Porto, as cidades vizinhas e o mar.

Para lá chegar, terá de subir 204 degraus, mas nada que as pernas não superem de forma relativamente ligeira. 

Pelo caminho, é possível aceder ao mecanismo do relógio que comanda o carrilhão de 18 sinos da igreja.

«Os sinos podem ser tocados de três formas: com os cabos da torre, manualmente através de um pedal, ou por um teclado que está junto do coro», refere Virgílio Seisdedos, especialista na história da paróquia que trata da manutenção do relógio. Atualmente, podem ser tocadas 120 músicas diferentes nos sinos da igreja.

Ponte da Arrábida, Monte da Virgem, as cidades de Ermesinde, Maia, Gondomar, Matosinhos, e ainda uma vista para o mar fazem parte do convidativo postal de 360º graus.

As visitas realizam-se de segunda-feira a sábado, das 10,30 às 12,30 horas e das 15 às 17,30 horas. Quando marcadas através do email senhoraconceicao@gmail.com podem ser acompanhadas pelo historiador e autor de várias publicações sobre a paróquia, Virgílio Seisdedos. Às visitas de grupos com mais de 10 pessoas, também é aconselhável marcação prévia.

Vídeo e fotografia – Rádio Portuense

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial