Plataforma de Comunicação Digital

JustiçaReligião

Acusados por difamar vigário-geral da Diocese do Porto pedem desculpas

Duas pessoas da comunidade católica de Canelas, Vila Nova de Gaia, acusadas por difamar o vigário-geral da Diocese do Porto, António Coelho de Oliveira, chegaram a um acordo com o visado, pedindo-lhe desculpas.

O caso, cujo julgamento ira decorrer na Instância Local Criminal de Vila Nova de Gaia, relaciona-se com a destituição do anterior padre de Canelas, Roberto de Sousa, consumada em 2014 e geradora de uma divisão na comunidade católica daquela localidade que ainda subsiste.

Os arguidos eram o líder da contestação à saída do padre, que foi o fundador do movimento “Uma Comunidade Reage”, Miguel Rangel, e que estava acusado de difamação agravada ao vigário-geral, e a paroquiana Luzia Pereira, a quem era imputado o crime de ameaça agravada ao mesmo responsável diocesano.

Luzia Pereira, diz a acusação, dirigiu mensagens de telemóvel ofensivas ao vigário-geral, que se constituiu assistente no processo, pelo menos em novembro de 2014 e fevereiro de 2015, uma das quais acusando-o de “não passar de um traidor e de um Judas Iscariotes”.

Já Miguel Rangel, refere o Ministério Público, escreveu na rede social Facebook, em março de 2015, que a Cúria Diocesana “curto-circuita a gestão do centro social e paroquial para secar fundos e aproveita esse dado para acelerar a exoneração indigna e imoral do sacerdote” Roberto de Sousa.

Luzia Pereira manifestou arrependimento pela sua conduta e Miguel Rangel fez um pedido público de desculpas e vai publicar essa menção no Facebook e no Jornal de Notícias, como publicidade paga.

Ficou decidido ainda que ambos vão também entregar mil euros ao Centro Social de Grijó, Vila Nova de Gaia.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial