Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoPortuensesVila Nova de Gaia

Nova ponte sobre o Douro vai custar mais de 26 milhões de euros

Segundo revelou Rui Moreira esta segunda-feira, a nova travessia que vai ligar as cidades de Porto e Gaia irá custar 26,5 milhões de euros, valor que inclui a construção da ponte e respetivos acessos.

A nova ponte sobre o Douro, anunciada para 2022, não vai custar 12 milhões de euros (a dividir pelas autarquias do Porto e Gaia), conforme o previsto, mas sim 26,5 milhões de euros. A confirmação chegou esta semana na assembleia municipal do Porto.

O novo custo fica a dever-se à relocalização da ponte D.António Francisco dos Santos, cerca de 200 metros a jusante da localização inicial (no início do Areinho de Oliveira do Douro), mais próxima da ponte ferroviária S.João.

Os novos acessos fazem acrescer um custo de 14,5 milhões de euros ao projeto inicial. A Agência Portuguesa do Ambiente determinou também que o tabuleiro da ponte, sempre à cota baixa, se situe acima da cota do tabuleiro inferior da Ponte Luís I, tendo em conta o leito de cheia. Este último facto implicaria a demolição da Quinta da China, que faz parte de uma unidade paisagística da cidade do Porto.

O processo promete demorar, pois ainda falta o concurso para a concepção da ponte e, de seguida, uma nova consulta ao mercado, de âmbito internacional, para encontrar quem a construa. Quando estiver concluída, esta será a sétima ponte a unir as duas margens do Douro, com faixas para trânsito automóvel, transporte público, peões e bicicletas.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial