Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoMeteorologia

Porto está sob avisos para chuva forte e agitação marítima

O Porto está sob Aviso Amarelo para precipitação e Avisos Amarelo e Laranja para agitação marítima, desde a meia noite de hoje. E a Avenida de Dom Carlos I, na zona da barra do Douro, vai ser completamente vedada a veículos e peões a partir das 10 horas.

A Proteção Civil Municipal informou para a existência de previsões que apontam para um agravamento das condições meteorológicas durante o dia de hoje, quinta-feira, dia 12 de dezembro, nomeadamente precipitação forte e persistente e agitação marítima.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), está prevista a ocorrência de períodos de chuva, por vezes forte e persistente, no período compreendido entre as 9 e as 21 horas.

A Proteção Civil Municipal recomenda à população que tome as devidas precauções e adote uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias, a redução da visibilidade e o perigo de atravessamento de zonas inundadas.

Este serviço municipal recomenda ainda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, como bueiros, algerozes e caleiras, e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculo ao livre escoamento das águas.

Relativamente à agitação marítima prevista para os dias 12 e 13 (quinta e sexta-feira), as previsões apontam para a ocorrência de ondas de noroeste com 5 a 5,5 metros de altura, podendo atingir 8 ou 9 metros de altura máxima, entre as 15 horas de quinta-feira e as 15 horas de sexta-feira.

Assim, a Proteção Civil Municipal apela ao respeito pelos perímetros de segurança que serão estabelecidos para peões e veículos junto da orla costeira e acessos aos molhes.

A Câmara do Porto, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundirá os avisos que julgue necessários.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de prevenção que deve tomar, consultando o AVISO 17/2019.

Em caso de emergência, contacte o 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do n.º 225 073 700.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial