Plataforma de Comunicação Digital

PaísSaúde

Covid-19: Nasceu segundo bebé de uma mãe infetada no S. João

Nasceu esta quinta-feira de madrugada mais um bebé filho de uma mãe infetada com o novo coronavírus. O parto, feito por cesariana, aconteceu no Hospital de São João, no Porto. 

Segundo o que foi apurado, já foram recolhidas amostras ao bebé para se realizar o teste de despiste para Covid-19. 

Recorde que este é o segundo bebé a nascer de uma mãe infetada com o novo coronavírus em Portugal. O primeiro bebé também nasceu no Hospital de São João.

As consequências para o feto de uma gestante infetada com o novo coronavírus ainda não são claras mas, em fevereiro, cientistas chineses publicaram um estudo na revista “The Lancet” – baseado em gravidezes no final do tempo e com partos por cesariana – onde davam conta de não haver evidência de que o vírus pudesse ser passado através do útero na fase final da gravidez.

De acordo com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), ainda que a informação seja limitada, “já se pode afirmar com bastante segurança que não há transmissão intra-uterina mãe-filho, pelo menos quando a infeção ocorre no terceiro trimestre da gravidez, e que a alimentação com leite materno não está contraindicada, mesmo que a mãe esteja infetada”.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial