Plataforma de Comunicação Digital

EstágiosSaúdeSem categoria

É preciso ter em conta outros sintomas menos conhecidos no combate ao Covid-19

O Covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde, tem como sintomas mais comuns, a febre, a tosse e as dificuldades respiratórias, mas existem outros sintomas para os quais devemos ter cuidado e que até agora não têm tido tanta relevância, como a diarreia, vómitos e a urticária.

Estes últimos sintomas, como muitos outros, podem ser encontrados no questionário do site do SNS24 (https://www.sns24.gov.pt/avaliar-sintomas/), que ajuda a encaminhar possíveis casos de Covid-19 de forma a ajudar o fluxo da linha do SNS24.

Ricardo González, diretor do centro de saúde de San Fermín, localizado na capital espanhola, disse durante declarações ao El País, que as pessoas que apresentarem este tipo de sintomas a que não se dá tanta relevância são encaminhadas para as áreas dedicadas ao combate do Covid-19. O mesmo médico admite que estas ações são tomadas, mesmo não existindo ainda os protocolos relativos a estes sintomas menos comuns.

Também a perda de olfato começa a ser levada mais em conta para ser tratada como um critério para que se efetue o teste para o Covid-19. Tal como as complicações associadas ao sistema cardíaco, que também merecem atenção pois podem ser mais um alerta para um possível caso desta doença. Por fim também os sintomas oculares da hipermia conjuntival ou o aumento de secreções oculares podem funcionar como alerta, merecendo também uma especial atenção por parte de todos.

Por: Luís Santos | Rádio Portuense

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial