Plataforma de Comunicação Digital

MatosinhosSaúde

Sete pescadores de Matosinhos retidos no barco por suspeita de contaminação

Sete pescadores foram hoje retidos na sua embarcação, no porto de Matosinhos, aguardando os resultados dos testes à covid-19 determinados pela autoridade local de saúde pública, disse fonte oficial da Capitania dos Portos do Douro e Leixões.

O comandante Cruz Martins, da Capitania dos Portos do Douro e Leixões, contou à agência Lusa que a Polícia Marítima, atuando a solicitação do coordenador da Unidade de Saúde Pública de Matosinhos, notificou o mestre da embarcação cerca da 01:00 de hoje, de que “não poderia sair do referido porto, nem a sua tripulação desembarcar, até novas determinações, por suspeitas de contaminação pela covid-19”.

Os testes aos sete pescadores foram realizados ao princípio da tarde de hoje, sem que haja ainda resultados.

“A intervenção da Polícia Marítima de Leixões tornou-se imperiosa e urgente. Os pescadores tinham acabado de chegar do mar e era fundamental atuar rapidamente antes que fossem para os seus domicílios”, sublinhou Cruz Martins.

Durante esta ação, “por solicitação do Delegado de Saúde, e no sentido de esclarecer o histórico de embarque e desembarque dos vários tripulantes a bordo, a Polícia Marítima ouviu o mestre, em auto de declarações. O Delegado de Saúde, mediante as declarações do mestre, decidiu que todos os tripulantes fossem sujeitos ao teste de despiste da Covid-19, tendo hoje sido encaminhados, pelas 12:00, para o Hospital Pedro Hispano”, em Matosinhos, refere uma nota de imprensa.

De acordo com a mesma nota, a “Polícia Marítima de Leixões acompanhou todo o processo de desembarque dos tripulantes, tendo esta ação decorrido de forma ordeira, sem incidentes”.

Matosinhos ultrapassou a barreira dos mil infetados pelo novo coronavírus (1.017 casos), segundo informação de hoje da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Em todos o país, indica a DGS, há 23.864 casos confirmados de infeção e 903 mortos.

Relativamente ao dia anterior, há em Portugal mais 23 mortos (+2,6%) e mais 472 casos de infeção (+2%).

Das pessoas infetadas, 1.005 estão hospitalizadas, das quais 182 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou de 1.277 para 1.329.

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo anunciou hoje a proibição de deslocações entre concelhos no fim de semana prolongado de 01 a 03 de maio.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial