Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoEstágiosTrânsito

Trânsito automóvel condicionado entre as avenidas Gustavo Eiffel e Paiva Couceiro

A partir de hoje, o trânsito automóvel nas avenidas Gustavo Eiffel e Paiva Couceiro, entre a ponte Luis I e o Freixo, ficará condicionado aos fins de semana para aumentar o espaço nos passeios, anunciou a Câmara do Porto.

O anúncio foi dado no site da Câmara Municipal do Porto (CMP) e avança à semelhança da medida que entrou em ação na semana passada nas avenidas atlânticas. Neste caso as avenidas ligam a Ribeira do Porto ao Freixo e passam a estar condicionadas ao trânsito automóvel durante todos os fim de semana, entre as 14 e 19horas de sábado e as 9 e 19horas de domingo.

A autarquia refere que: “A medida justifica-se pela necessidade de aumentar o espaço existente para que os passeios públicos e atividades desportivas se possam realizar cumprindo o afastamento social, e tendo em conta que a zona ribeirinha entre a Ponte Luis I e o Freixo constitui um polo de atratividade para estas atividades na zona nascente da cidade”

Existem ainda excessões a esta medida, como moradores, transportes públicos, táxis, veículos descaracterizados de transporte de passageiros (TVDE) e operações de cargas, descargas e entregas. Aqui, os condutores devem informar as autoridades sobre o motivo da deslocação ou sobre o seu local de residência.

No anúncio pode-se ainda ler que se a medida se mantiver por um período mais longo, a CMP “fornecerá aos moradores credenciais e/ou dísticos que permitam aceder de modo mais rápido e confortável às zonas condicionadas”.

Devido a estas alterações, a CMP alerta ainda “pelo facto da área condicionada passar a funcionar como Zona de Coexistência, o limite de velocidade passar a ser de 20 km/hora, tal como previsto pelo Código da Estrada”, esclarece o município.

Autor: Luís Santos | Rádio Portuense

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial