Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoTrânsito

Estacionamento no centro do Porto volta a ser pago esta semana

O regresso faseado do estacionamento pago à superfície no Município do Porto acontece a partir desta segunda-feira, dia 18. Estando em curso a retoma gradual da atividade económica, este regresso à atividade de fiscalização vai ser estabelecido por etapas, de acordo com a Zona de Estacionamento de Duração Limitada (ZEDL), permitindo à autarquia preparar o reinício das operações de gestão de estacionamento em segurança. Os parques de estacionamento municipais já foram reabertos na passada semana ao público.

Com o período de desconfinamento e a retoma faseada de vários setores de atividade em curso, a gestão do estacionamento constitui um fator fundamental para a sustentabilidade do comércio, nomeadamente do comércio de rua, razão pela qual o Município do Porto estabeleceu um calendário para a reativação das ZEDL.

Assim, hoje, dia 18 é retomada a operação de fiscalização do estacionamento à superfície na zona central da cidade (Zona I) onde o comércio de rua é mais prevalente. É também reaberto nesta data o parque municipal de Duque de Loulé, onde ainda decorrem obras de repavimentação.

No dia 25 de maio segue-se a reabertura da zona II e, finalmente, no dia 1 de junho as zonas III e IV de pendor mais residencial e de serviços.

A informação das diferentes zonas de estacionamento pago à superfície está devidamente identificada em todos os parcómetros. Estes serão ligados gradualmente, por zonas e nos dias já indicados.

Serão igualmente retomadas, como meio de pagamento, as aplicações já existentes – Telpark e Via Verde – que serão ajustadas ao plano de reabertura gradual definido pelo Município.

Este plano transversal de reativação das operações de gestão de estacionamento iniciou na semana anterior, dia 11, com a reabertura dos parques de estacionamento municipais ou sob gestão da empresa municipal Ágora, designadamente os parques de estacionamento da Trindade, Alfândega, Silo Auto, Palácio de Cristal e Poveiros.

Oferta de vales de estacionamento ao comércio local

Enquadrando-se na segunda fase de desconfinamento, a SABA, entidade privada gestora de alguns parques de estacionamento na cidade do Porto, vai entregar gratuitamente vales de estacionamento de uma hora a todos os estabelecimentos comerciais vizinhos dos seus parques, a partir desta segunda-feira, dia 18.

A iniciativa, dirigida ao comércio local, restauração e hotelaria, procura apoiar o regresso à atividade, através da oferta de estacionamento a todos os seus clientes.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial