Plataforma de Comunicação Digital

MatosinhosPóvoa de Varzim

Desaconselhados banhos na praia de Matosinhos e interdição até segunda na Póvoa de Varzim

Os banhos na praia de Matosinhos são desaconselhados após avaliação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) à qualidade da água, alertou esta quinta-feira o Comando da Zona Marítima do Norte. Na quarta-feira, sete praias da frente urbana da Póvoa de Varzim foram interditadas a banhos.

“Fruto dos resultados da análise da APA à qualidade da agua, foi emitido um aviso a desaconselhar os banhos na praia de Matosinhos até novas análises”, disse fonte do Comando da Zona Marítima do Norte.

“Estão desaconselhados os banhos na praia de Matosinhos pelo menos até segunda-feira, dia em que serão conhecidos os resultados das análises das colheitas efetuadas durante o dia de hoje [quinta-feira] pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA)”, disse à Lusa fonte do município.

A mesma fonte esclareceu estar em causa uma segunda análise por parte da APA, sendo que a primeira, que levou ao desaconselhamento dos banhos, registou na água uma “elevada atividade microbiológica” relacionada com a chuva intensa dos últimos dias e o aumento dos caudais das ribeiras.Já na Póvoa de Varzim, sete praias foram, na quarta-feira, interditadas a banhos após a análise de qualidade da água, efetuada pela Agência Portuguesa do Ambiente, ter revelado valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência, encontrando-se a água imprópria para banhos.

Perante esta situação, o Capitão do Porto da Póvoa de Varzim mandou hastear a bandeira vermelha, pelas 14 horas, interditando a ida a banhos na praia da Salgueira, praia Azul, praia Verde, praia dos Beijinhos, praia da Lada, praia da Lagoa-II e praia do Hotel, revela a Autoridade Marítima Nacional, em comunicado.

A vereadora do ambiente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim anunciou que a interdição se mantém até à próxima segunda-feira. Sílvia Costa garantiu que a autarquia está a acompanhar a situação “com natural preocupação”, mas mostrou “confiança” que a repetição dos testes, realizados esta manhã, vão reportar uma normalização das condições.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial