Plataforma de Comunicação Digital

AnimaisVila Nova de Gaia

Nasceu a mais rara gazela do mundo no Zoo Santo Inácio

O Zoo Santo Inácio acaba de anunciar o nascimento da mais rara gazela no mundo: a Gazela Dama. Esta espécie – Nanger dama mhorr – é a maior de todas as espécies da família das gazelas e está severamente ameaçada de extinção devido ao aumento da caça em África e à degradação do seu habitat natural para utilização para pastagem por parte dos locais.

O mais recente morador do zoológico, filho de Cornalina, nasceu a 03 de setembro, após 6 meses de gestação. Ainda não se sabe o sexo da cria, uma vez que ainda não houve qualquer aproximação da equipa técnica de tratadores e veterinários ao bebé. Desde o seu nascimento que a observação por parte dos tratadores é redobrada no habitat da Savana, onde vive a família de gazelas e foram já vários os momentos registados de comportamento natural por parte da mãe da cria: a mãe ajudou a cria a levantar-se, a cria persegue a mãe, a cria mama, a mãe esconde o bebé, etc.

A família de Gazelas Dama do Zoo Santo Inácio é composta, agora, por seis elementos, que já vivem no maior e mais verde parque zoológico do Norte desde 2012. A Ambar, a Luise, a Cornalina e a Mirella são animais bastante sociáveis e o Kofi, o macho, é dominante, marcando o seu estatuto ao deslocar-se para uma zona afastada do resto das Gazelas Dama ou esfregando os seus cornos nos arbustos e árvores.

“O nascimento de animais é sempre um momento de grande felicidade para toda a família do zoo e, especialmente, quando falamos de espécies em alto risco de extinção. Este nascimento é mais um passo dado a caminho da nossa grande missão: a conservação da natureza e das espécies ameaçadas. Esperamos poder aumentar o número de Gazelas Dama do planeta para que, em conjunto com outras instituições, possamos, um dia, devolvê-las ao local de origem, onde já existem poucos indivíduos”, salienta Teresa Guedes, diretora do Zoo Santo Inácio.

Recorde-se que o Zoo pertence aos Programas Europeus de Preservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (EEP), que pretendem manter populações de animais geneticamente puras e saudáveis, controlar ou potenciar o número de indivíduos existentes garantindo a diversidade genética dos animais no planeta e para que, quando necessário, possam ser reintroduzidos no seu habitat natural.

Considerada como “Criticamente Ameaçada” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), apenas existem 250 elementos adultos da espécie em todo o mundo, e continua a decrescer. É possível avistar este herbívoro nas zonas de pastagem e planície do deserto do Sahara (Chade, Mali, Níger).

A Gazela Dama pode medir até 1,65 metros de altura, tem umas patas muito finas e um longo pescoço e a sua pelagem é caracterizada por apresentar manchas vermelhas-acastanhadas e brancas.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial