Plataforma de Comunicação Digital

LifeStyle

Comércio online no Porto: como conquistar os clientes além do comércio tradicional

O mundo que nos rodeia tornou-se cada vez mais digital e, para que os produtos e serviços que oferecemos cheguem a cada vez mais pessoas e ganhem sua preferência, é muito importante a forma como os apresentamos através das plataformas online. 

Experiência e satisfação do utilizador

Cada vez mais indústrias precisam de muito mais do que fornecer um bom produto ou serviço para conquistar a preferência dos clientes, uma vez que tanto empresas quanto provedores de serviços e entretenimento contam com plataformas online como apoio para conquistar os seus clientes finais. Tanta é a importância da experiência dos utilizadores nos meios digitais hoje, que ela pode fazer a diferença entre uma recomendação a milhares de pessoas ou uma referência negativa à nossa oferta.

A experiência do utilizador se refere a todas as interações que uma pessoa mantém com uma empresa, produto ou provedor de serviços por meio de plataformas digitais, incluindo redes sociais, sítios web e aplicativos. Se um utilizador encontrar interfaces intuitivas, designs atraentes e ferramentas fáceis de usar, é provável que ele mantenha o interesse na nossa oferta e até mesmo desenvolva uma relação de fidelidade com a nossa marca.

É possível encontrar ao nosso redor vários casos de sucesso, principalmente no âmbito do comércio eletrónico e da indústria do entretenimento, já que são duas das mais variadas e que mais cresceram nos últimos anos.

Como tem sucesso os especialistas em entretenimento?

Começando por uma das indústrias digitais mais vanguardistas, podemos seguir o exemplo da popular plataforma de streaming de filmes e séries Netflix, que na sua secção de originais mostra aos visitantes uma imagem relacionada às suas criações, e as classifica por género para facilitar a navegação pelo sítio web.

Outro exemplo é o da secção de slots da Casinos.pt, onde o conteúdo é apresentado de forma simples numa única página e de forma clara e concisa. Por sua vez, explica-se a diferença entre os tipos de slots existentes e a forma como é possível jogar gratuitamente, dando aos visitantes a oportunidade de experimentar alguns destes jogos com um único clique. Da mesma forma que no exemplo anterior, a simplicidade da interação entre o utilizador e a plataforma dá destaque ao conteúdo na plataforma da Spotify, onde um menu de sugestões de álbuns e podcasts, além de controles simples na parte inferior da tela são as ferramentas básicas de navegação para os amantes da música.

Como tem sucesso os especialistas do comércio digital?

Ao entrar no mundo do comércio eletrónico podemos falar da plataforma Shop in Porto, que é um desenvolvimento da Câmara Municipal do Porto e está focada em ajudar os seus utilizadores a planear as suas compras e a terem acesso a várias promoções. Através de uma grade com imagens das lojas e a opção de visualizar a localização das mesmas no mapa, os utilizadores podem encontrar facilmente produtos e serviços do seu interesse dentro da cidade.

Finalmente, quando analisarmos a Amazon, que é uma das maiores e mais bem-sucedidas plataformas de e-commerce existentes no mundo, podemos encontrar um mecanismo de busca como peça central da plataforma, cujo objetivo é devolver aos utilizadores uma lista dos produtos mais relacionados com os termos de pesquisa. Além do anterior, este espaço digital recebe os seus visitantes com ofertas das categorias e produtos mais vendidos da temporada.

O poder de tornar simples o complicado

A experiência que um utilizador recebe quando interagir com uma plataforma digital deve ser capaz de conduzi-lo pela mão para encontrar as respostas às suas perguntas do modo mais simples e intuitivo possível. Como vimos nos exemplos anteriores, deixar claro aos visitantes qual é o principal objetivo do nosso negócio e dar alguns exemplos para que conheçam a nossa oferta assim que comecem a interagir connosco, é uma ferramenta muito útil para qualquer empreendimento na atualidade.

Isso é ainda mais importante para comércios tradicionais como as lojas de roupas ou cosméticos e prestadores de serviços como dentistas e decoradores que encontramos no Porto, já que hoje os compradores preferem ter o máximo de informações disponíveis por meios digitais, antes de marcar uma consulta ou fazer a viagem para um estabelecimento.

Informações claras e úteis, assim como plataformas visualmente atraentes e intuitivas, tornaram-se alguns dos elementos fundamentais para conquistar os utilizadores na atualidade. Ao utilizar o grande número de ferramentas digitais com as quais é possível dar a conhecer os nossos produtos e serviços aos nossos potenciais clientes, temos mais probabilidades de ganhar o interesse deles e de fazer negócios.

Deixe um comentário

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial