Plataforma de Comunicação Digital

Sem categoria

Este ano não há Árvore de Natal nem fogo de artifício na Passagem de Ano do Porto

A Árvore de Natal montada em frente à Câmara do Porto, as pistas de gelo e todo um vasto programa de atividades organizado pelo Município ficam, este ano, sem efeito na época natalícia.

A habitual festa de inauguração das luzes na Avenida dos Aliados não será feita e também o tradicional fogo de artifício da Passagem de Ano não se realiza.As medidas hoje anunciadas pelo Município do Porto, a cerca de um mês e meio do Natal, não comprometem a iluminação das ruas da cidade, uma tradição já enraizada e muito apreciada e que, no contexto atual, assume ainda maior relevância para o estímulo ao comércio tradicional.

Por forma a não sobrecarregar o comércio da cidade nos dias antecedentes ao 25 de dezembro, a Câmara do Porto apela aos munícipes que optem por antecipar as suas compras de Natal, iniciando, desde já, essa missão natalícia. Uma posição coordenada com os comerciantes e que constitui, para os próprios, um fator de proteção acrescido para a manutenção da sua atividade, tão relevante para a economia da cidade.

Reconhecendo a importância da celebração da data para os portuenses, carregada de simbolismo e de tradições, a Câmara do Porto apela, contudo, à compreensão dos cidadãos para a adoção destas medidas, dada a situação excecional que este ano se vive por conta da pandemia.

A Árvore de Natal que, anualmente, se ergue imponente diante dos Paços do Concelho, não será este ano montada, entendendo a autarquia que a sua existência poderia tornar-se foco de aglomeração de pessoas. E, na noite do dia 31 de dezembro para 1 de janeiro, as 12 badaladas no relógio da Câmara Municipal não serão acompanhadas pelo sempre muito aguardado fogo de artifício, que nos últimos anos tem levado milhares de portuenses e visitantes à Avenida dos Aliados.

A vasta agenda de festejos, que inclui concertos na Avenida, pistas de gelo localizadas em diferentes pontos da cidade, teatros de rua, contos para crianças, mini concertos itinerantes pela Baixa da cidade, promovida pela empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto do Porto, fica também suspensa em 2020.

Fonte: PORTO.PT | Foto: Filipa Pinto

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial