Plataforma de Comunicação Digital

Agenda CulturalCidade do Porto

Cartaz Cultural – Semana 11 a 18 de janeiro

O Cartaz Cultural está de volta com mais uma semana recheada de eventos que se inicia com:

  • 12/01 – “David Craveiro – Ciclo Piano Fundação EDP”
              Local: Casa da Música
              Horário: 19h30
              Preço: 6 euros (25% cartão amigo)
              Classificação: M/6 anos

O jovem David Craveiro tem vindo a obter diversos prémios em concursos nacionais e internacionais de piano, tendo conquistado o primeiro prémio edição do concurso de Piano de Oeiras 2020

  • 12/01 – “Soraia Cardoso novos talentos do Fado – Prémios Novos talentos Ageas”
              Local: Casa da Música
              Horário: 19h30
              Preço: 6 euros (25% cartão amigo)
              Classificação: M/6 anos

A emoção que Soraia Cardoso transmite em casa palavra não deixa ninguém indiferente. Com um timbre quente e a alma recheada de fado, é uma das promessas da nova geração de fadistas

  • 13/01 – “Aquecimento Paralelo com Este Ribeiro e Beatriz Valentim”
               Local: Rivoli
               Horário: 18h
               Duração: 1 hora
               Preço: 2,50 euros
               Inscrições: paralelo.tmp@agoraporto.pt
  • Ester e Beatriz, duas novíssimas interpretes e criadoras, que finalizam agora o seu percursos académico, revisitam o universo de Raimund Hodge com quem trabalharam em 2018, em Momentos of Young People e através dele manifestam a sua linguagem.
  • 13/01 a 15/01 – “Raimund Hogde”
             Local: Rivoli
             Horário: 19h30
             Preço: 9 euros ou 12 euros, dois bilhetes
             Duração: 1h30
             Classificação: M/12 anos

Raimund Hogde está entre os artistas internacionais de maior renome dentro do seu género. Passou os ultimas 25 anos a criar um corpo de trabalho corográfico desafiador, alternando solos e apresentações em grupo que revisitam obras importantes na história da dança. Todas as suas peças assentam numa enorme delicadeza, num tecido feito de gestos, formas e melodias que se expressam na memória. Em 2019, Raimund Hodge recebeu o título de oficial da ordem das Artes e Letras do Ministro da Cultura Francês.

  • O dia 15 reserva “Neve”, no Teatro São João pelas 19 horas e pelas 11 horas no dia 16 de janeiro. A sua duração é de 1 hora e está classificada para maiores de 6 anos.

No início de 2021, voltamos a dizer, Dancem! Desde 1996, este ciclo dedicado à dança tem inúmeros criadores no nosso palco. Dancem!21 desdobra-se em três espetáculos que, de alguma forma, trabalham a ideia de paisagem. A coreografa Né Barros prossegue uma pesquisa recorrente em torno da paisagem e do corpo como paisagem em “Neve”. Esta peça entrelaça a Música, o cinema e a arquitetura explorando, como num poema, a memória, a transformação e a passagem cíclica de um estado a outro.

  • “Conectados – Luís de Matos”, no Coliseu do Porto pelas 20 horas no dia 15 e pelas 11 horas no dia 16 de janeiro. Este evento tem um preço que varia entre os 12, 50 euros e os 120 euros, de acordo com o lugar pretendido.

A magia acontece no palco, no público e em casa. Luís de Matos em Conectados combina dois mundos, juntando os que podem e querem assistir ao vivo a um espetáculo 100% seguro e destinado a toda a família e para aqueles que, por motivos pessoais, ou geográficos, gostariam de participar a partir de casa. Há a possibilidade de participar remotamente neste espetáculo, pois em cada compra de bilhete é oferecido um acesso virtual.

  • Ainda no dia 15 de janeiro “Gala de Ópera Italiana – Abertura Oficial Ano Itália”, pelas 19h30 na Casa da Música. O seu preço é de 14 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Neste espetáculo, grandes nomes da ópera de Itália vão estar aqui representados.

  • 16/01 –  “Novos Talentos – Rodrigo ao Piano”
               Local: Rivoli
               Horário: 11h30
               Preço: 5 euros
               Duração: 1 hora
               Classificação: M/6 anos

Rodrigo Teixeira começou os seus estudos de música na Academia de Música da Maia, na classe de violino e piano. Na Academia de Música da Maia exerce a função de pianista acompanhado das várias classes de instrumentos. No seu currículo reúne vários primeiros prémios em concursos nacionais e internacionais.

  • “Serena Serenata – Os nossos concertos” no dia 16 de janeiro pelas 10h30 na Casa da Música. Este evento tem um preço que varia entre os 6 e os 8 euros, com 25% de desconto em cartão amigo e está classificado para maiores de 6 anos.

Voltamos a desafiar o tenor e escritor Mário João Alves para uma canção original. Desta vez a inspiração será a canção italiana, nomeadamente a de Nápoles. Pelo meio, invoca-se uma série de compositores, os trocadilhos, o humor e a imaginação estarão presentes nesta estreia.

  • Para terminar o dia 16 de janeiro “Coro à italiana” na Casa da Música pelas 11 horas. O seu preço é de 10 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

O coro parte de uma viagem italiana de 4 séculos, dando voz a uma forma renascentista marcada pela intensa exploração de poemas e emoções.

  • O dia 17 reserva “Selva Sinfónica – Primeiras Oficinas” para os mais novos, pelas 10h30 na Casa da Música. O seu preço é 10 euros, criança e adulto, e 7, 50 euros para o segundo acompanhante e está classificado para maiores de 12 anos.

Uma oficina onde a parte sensorial da música está presente: são texturas musicais, paisagens sonoras e viagens pela sinfonia da selva, replenas de peripécias. Vamos conhecer melodias de bichos e aprender músicas sobre animais, numa verdadeira aventura onde todos tocam, cantam e criam.

  • O dia 17 termina com “Mozart em Leilão – Orquestra Barroca Casa da Música, pelas 11 horas, com um preço de 14 euros.

O consagrado violinista e maestro Fábio Biondi conduz-nos até à cidade de Milão e às origens do classicismo. Por aí, passou Mozart quando exibia os seus dons de jovem prodígio por várias cortes e casas senhoriais da Europa.

  • Na próxima semana, o Cartaz Cultural vai contar com uma participação especial de alguém que vai explicar tudo sobre o festival “IndieJunior Allianz – festival internacional de cinema do Porto”, que decorrerá entre os dias 26 e 31 de janeiro. Esta é já a 5ª edição deste festival e conta com uma programação que passa pelo público escolar, que incluiu sessões em salas dos 3 aos 18 anos, uma plataforma online para que as sessões possam decorrer em salas de aulas caso os agrupamentos preferirem não se deslocar e a habitual iniciativa “Eu Programo um festival de cinema” através da qual os alunos da AMP escolhem filmes para passar nas salas do Rivoli. Há, ainda, a programação para famílias que decorre, sobretudo, no final do dia e ao fim de semana, que inclui filmes para várias idades, um debate sobre temas de educação (este ano, sobre questões ambientais), um cineconcerto, uma escolha de um clássico do cinema por uma figura pública (este ano “O Estanho Mundo de Jack”, escolhido por Manuela Azevedo, dos Clã) e um programa especial desenvolvido com os Maus Hábitos do Porto.
  • No dia 12 de fevereiro Aníbal Zola apresenta o seu espetáculo “Nós em tempos sós”, com a artista plástica Rita Ravasco no Hard Club.

Este concerto marca o arranque da tour 2021 e tem como convidada Rita Ravasco, artista plástica. Este espetáculo, para além de contar com uma viagem ao último álbum do artista, revela algumas composições novas e peças desenvolvidas especialmente para este evento num processo de interação entre som e imagem. A ideia deste espetáculo surgiu após um espetáculo online que Aníbal Zola desenvolveu com Rita Ravasco, em plena quarentena.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial