Porto é a melhor cidade da Europa para se viver em família

A Cidade do Porto ocupa o primeiro lugar de uma lista feita por uma consultora norueguesa que avaliou 50 cidades europeias. O estudo teve por base diferentes fatores, como o custo de vida, a segurança e a educação.

Um estudo da empresa norueguesa Sumo Finans avaliou as melhores cidades da Europa onde melhor se vive em família, com base em vários critérios. Em primeiro lugar surge o Porto, com uma pontuação de 75,28, seguindo-se Barcelona (68,60) e Lisboa (68,12).

A consultora analisou o Global Peace Index 2020 (onde Portugal aparece como o terceiro país mais pacífico do mundo), o custo de vida de uma família de quatro pessoas, e as despesas mensais com o infantário e renda de uma habitação de tipologia T3. Mas juntou à equação também o número de atividades “adequadas para crianças” por quilómetro quadrado, as atrações na natureza e parques, assim como uma lista de “coisas para fazer”. No final, somou a média do desempenho de um aluno de 15 anos em leitura, matemática e ciências.

Feitas as contas a um total de 50 cidades europeias, e sendo 100 a pontuação máxima, o Porto fica em primeiro na avaliação global, com 75.28 pontos, seguida de Barcelona (68.60) e Lisboa (68.12). Londres é a cidade da Europa com pior desempenho.

Podem ver o artigo original com o respetivo estudo no link abaixo:
https://www.sumofinans.no/european-family-living/en

Foto: Miguel Nogueira | Porto.pt

Notícias relacionadas