Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Porto

Está a nascer uma nova Horta Municipal em Paranhos

Já arrancaram as obras para a nova horta municipal de Paranhos. A abertura está prevista para o mês de março, com a disponibilização de 32 talhões. As inscrições estão a decorrer.

Encostada à horta da Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto (na Rua do Arquiteto Lobão Vital), a nova horta comunitária da cidade começa a ganhar vida. Os trabalhos devem demorar cerca de um mês, para a necessária adaptação de um terreno baldio ao cultivo dos mais diversos produtos hortícolas.

Além da construção da nova horta na freguesia de Paranhos, este ano o Município do Porto pretende também alargar a rede de hortas através da ampliação da Horta da Oliveira, em Campanhã, que passará a disponibilizar 17 novos talhões, somando aos 80 talhões existentes.

Atualmente, a rede de hortas da cidade do Porto conta com 144 talhões municipais, para uma área cultivada de aproximadamente 4.500 metros quadrados, a que se somam mais 270 talhões de instituições privadas.

As hortas urbanas têm vindo a gerar o crescente interesse da população, não só pelo reconhecimento do seu desempenho a nível ambiental, social e económico, mas também como espaços potenciadores de promoção da educação ambiental.

Neste sentido, tem sido uma preocupação da autarquia dotar os hortelãos de formação específica na área da agricultura biológica, em parceria com a LIPOR, no âmbito do projeto Horta à Porta. Aprendem-se noções de conservação do solo, da água e dos recursos, fundamentais para um desenvolvimento que se pretende cada vez mais sustentável.

Adicionalmente, as hortas urbanas são espaços de convívio espontâneo e motivação para a prática de atividades de ocupação de tempos livres.

Esta multiplicidade de benefícios enquadra-se na estratégia de sustentabilidade do Executivo Municipal, considerando que as hortas, “sejam elas municipais ou privadas desenvolvidas em parceria com o município, são instrumentos interessantes de ordenamento e planeamento territorial”, atesta o órgão executivo.

Mais informações e inscrições para a nova horta urbana de Paranhos, aqui.

Fonte: PORTO.PT

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial