Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Porto

Concurso de Martelinhos de São João está de volta para premiar a criatividade

Ainda faltam mais de três meses para a noite mais longa e festiva do Porto, mas o concurso para eleger os mais criativos Martelinhos de São João já está quase a começar.

Organizado pela Fundação da Juventude, em parceria com a Câmara do Porto, e com o apoio da Fundação Millennium bcp, o concurso visa estimular a criatividade e a participação de todos os cidadãos na interpretação de um dos principais símbolos da festa do São João do Porto. Para isso os concorrentes são convidados a redesenhar o histórico martelo de São João.

As candidaturas à sexta edição do Concurso de Martelinhos de São João abrem oficialmente a partir desta segunda-feira, 27 de março, prolongando-se até 12 de maio para selecionar os melhores trabalhos nas categorias de 2D, objeto e vídeo. Para a melhor proposta de instalação artística urbana também há prémios, mas as inscrições para esta categoria terminam mais cedo, a 21 de abril.

Os prémios a atribuir a cada uma das categorias pela Fundação Millennium bcp, no valor total de 4.500 euros, destinam-se a premiar, em cada categoria, as duas melhores recriações daquela que é considerado um dos mais populares ícones das Festas de São João no Porto.

São aceites a concurso participações individuais ou coletivas, sendo que cada um dos participantes (individuais ou coletivos) pode apresentar até três propostas no máximo. As 250 propostas de recriações do Martelo de São João mais votadas poderão depois ser vistas e apreciadas numa exposição a realizar-se na Fundação da Juventude, no “Palácio das Artes – Fábrica de Talentos”, de 9 a 28 de junho.

PORTOLAZER PREMEIA A MELHOR PROPOSTA NA ÁREA DA INTERVENÇÃO URBANA

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara do Porto, através da empresa municipal PortoLazer, volta a premiar a melhor proposta na área de intervenção urbana, subordinada ao tema “Martelinho de São João”.

O projeto criativo permitirá explorar novas perspetivas sobre o contexto urbano, assim como experimentar e testar soluções criativas relacionadas com a Festa de São João enquanto expressão do património cultural e imaterial.

A obra artística a ser criada em espaço urbano terá de ser, obrigatoriamente, desenvolvida a partir dos típicos martelos de São João em plástico, os quais serão cedidos pela PortoLazer. Com regulamento próprio, esta nova categoria é dirigida a artistas, arquitetos, designers ou estudantes das áreas em questão.

Mais informações sobre o concurso aqui.

Deixe um comentário

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial