O Porto foi eleito o “Município Mais Azul 2016” no Concurso de Boas Práticas do Programa Bandeira Azul que premeia os municípios que mais se destacaram na implementação de atividades de educação ambiental nas várias regiões do país. A distinção foi atribuída este sábado, em Torres Vedras, pela Associação Bandeira Azul da Europa, durante a realização do GREENFEST, o maior evento de sustentabilidade realizado em Portugal.
A Águas do Porto recebeu o prémio pelo trabalho realizado durante a época balnear 2016 nas praias do Porto, obtendo a classificação de 4,5 pontos numa escala de 0 a 5 valores.
Promovida pela Coordenação Nacional do Programa Bandeira Azul e pela Agência Portuguesa do Ambiente, esta distinção, atribuída pela primeira vez, pretende reconhecer e premiar os municípios que obtiveram a pontuação mais elevada na avaliação do segundo critério imperativo da candidatura do programa Bandeira Azul, ou seja, a implementação de Atividades de Educação Ambiental.
A sensibilização, a participação passiva e ativa e o efeito multiplicador, em consonância com o número de atividades e parceiros envolvidos e a preocupação explícita com a população sénior e portadora de deficiência, foram alguns dos critérios levados em conta para a atribuição da classificação.