Plataforma de Comunicação Digital

Polícia

INCÊNDIO em prédio ativo há mais de 12horas

Mais de oitenta bombeiros estão a combater o incêndio num armazém em Leça do Balio, Matosinhos, mais de 12 horas depois do início e que levou à retirada de pessoas de dois prédios.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto adiantou que o incêndio está a ser combatido por 86 operacionais, com o apoio de 30 veículos.



“O incêndio, que não causou vítimas, ainda não está dominado. O fogo está a ativo, mas com o combate a evoluir favoravelmente”, disse  uma fonte do CDOS, cerca das 8 horas da manhã desta terça-feira.

O alerta de incêndio foi dado às 20:35 de segunda-feira e obrigou à retirada de cerca de 130 pessoas do prédio, dado que a loja se situa na cave do edifício. Segundo os Bombeiros de Leça do Balio, o prédio do lado foi também evacuado durante a noite.



As cerca de 130 pessoas evacuadas passaram a noite numa tenda montada pela Proteção Civil de Matosinhos e outros no quartel dos Bombeiros Voluntários de São Mamede de Infesta.

“O incêndio está confinado à loja/armazém situado na cave do edifício”, explicou, acrescentando que inicialmente os bombeiros não conseguiram entrar no edifício devido ao fumo e carga térmica.

“Meter dois homens lá dentro era condená-los à morte”, disse  o chefe Marques dos Bombeiros de Leça do Balio. “A carga térmica era muito forte e o fumo muito intenso. Entrar era fácil, mas sair ia ser impossível”, acrescentou.

“Mesmo com material respiratório, era impossível entrar devido ao calor”, disse o chefe Marques, salientando que o “fumo é tóxico”.

O armazém, com cerca de quatro mil metros quadrados, tem muito material combustível, desde roupa, pequenos eletrodomésticos, latas de spray, tintas, etc. “Há uma grande variedade de produtos” que dificultou o combate às chamas.

Entretanto, já durante a manhã, os bombeiros fizeram duas tentativas para entrar na cave do edifício com alguma dificuldade devido à carga térmica e ao fumo”, disse fonte do CDOS.

No local estão 86 operacionais dos bombeiros de São Mamede, Leixões, Leça do Balio, Pedrouços e Paços de Ferreira.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial