O fim de semana trouxe “nova cara” ao ViaCatarina que, “tal como um castelo de um conto de fadas, (…) está a transformar-se num local de fantasia”, aponta a SonaeSierra a propósito da instalação da “Fábrica de Sonhos” – obra vencedora da 4.ª edição do VIArtes.
O autor da obra, o arquiteto bracarense Tomé Capa, de 28 anos, teve como principal preocupação na criação desta instalação o contexto onde ela se insere: um shopping, local onde se reúnem várias lojas que procuram responder aos desejos das pessoas. Com isto em mente, Tomé Capa quis desenvolver uma atmosfera de fantasia em tons de rosa. O resultado foi transformar a fachada do ViaCatarina na tal “Fábrica de Sonhos”.
Ao longo dos últimos anos, o Concurso de Arte Pública VIArtaes tem desafiado artistas plásticos, designers, escultores e arquitetos a criarem uma obra de arte pública para a emblemática fachada do ViaCatarina Shopping, cujo edifício foi outrora a sede do jornal “O Primeiro de Janeiro”. Uma iniciativa que, segundo a organização, tem aproximado o espaço comercial à comunidade artística e ajudado na democratização da arte.
fonte: porto.pt