Plataforma de Comunicação Digital

AutárquicasCidade do Porto

BE garante que nunca se coligará a Rui Moreira

O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara do Porto, João Teixeira Lopes, garantiu, esta quinta-feira, que nunca se coligará com “a direita monárquica”, nem “com o CDS”, desafiando ainda o candidato socialista a clarificar a posição do PS.

“Não nos coligamos com a direita monárquica, ou com o CDS na cidade do Porto”, garantiu hoje à tarde João Teixeira Lopes, em frente do Palácio da Justiça do Porto onde entregou das listas candidatas do BE à Câmara Municipal do Porto para as próximas eleições autárquicas.



Minutos antes de entregar uma lista de candidatos com “mais de 200 nomes”, Teixeira Lopes desafiava o candidato do PS, Manuel Pizarro, para clarificar a posição sobre se vai coligar-se ao independente, e atual presidente da câmara, Rui Moreira depois das eleições, ou não.

“Eu gostava também de saber qual é a posição do doutor Manuel Pizarro, porque ele nunca disse com clareza o que eu estou a dizer, que não se coligará com Rui Moreira. Sabemos, aliás, que o doutor Manuel Pizarro saiu da coligação com Rui Moreira por uma questão de lugares, porque queria ser número dois e Rui Moreira queria remetê-lo para número três. Não há aqui, infelizmente, nenhuma ideia para a cidade, foi uma questão muito rasteira, muito politiqueira de lugares. Gostava de ouvir o doutor Manuel Pizarro a esse respeito”, declarou aos jornalistas.

O acordo pós-eleitoral entre o candidato independente Rui Moreira e os socialistas caiu em maio passado, e o PS, que até então apoiava a recandidatura de Rui Moreira, decidiu apresentar Manuel Pizarro, vereador da Habitação enquanto a coligação esteve em vigor, como candidato próprio às autárquicas de outubro.

Questionado pelos jornalistas sobre o que seria um resultado satisfatório para o BE no Porto, João Teixeira Lopes, afirmou que era conseguir, pela primeira vez, eleger um deputado.

“Nós não elegemos nunca um vereador e estamos convencidos que vamos eleger um vereador nestas eleições”, frisou.

O cabeça de lista do BE afirmou ainda que quão mais forte for o partido, “maior será a probabilidade” de haver uma “governação diferente na cidade do Porto”.

“Uma governação comprometida com o direito à habitação. Uma governação comprometida com o apoio às crianças, aos idosos. Uma governação comprometida com o direito à mobilidade (…). A força do Bloco será sempre uma força para puxar à esquerda as soluções na Câmara do Porto”, acrescentou o candidato bloquista.

Segundo Teixeira Lopes, a lista de candidatos do BE hoje entregue tem “grande qualidade” e a “maior parte são mulheres”, por uma questão de paridade” e de “prática”, e não por uma questão do “politicamente correto”.

“A maior parte são candidatas (…). Para a câmara municipal temos dois terços de mulheres, temos também um grande peso de independentes, tanto para a câmara, como para a Assembleia Municipal e, além do mais, temos gente dos mais variados ativismos. Estão nesta candidatura pessoas que votaram contra a ‘troika’, que têm também feito o combate contra a precariedade e que, na cidade, têm-se distinguido pela luta ao direito à habitação”, explicou o cabeça de lista.



A número dois do BE à Câmara Municipal do Porto é Ada Pereira da Silva.

O candidato à Assembleia Municipal do BE é João Semedo.

fonte: jn.pt

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial