Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoPolícia

Equipas promovem a noite segura na Movida portuense




O projeto municipal SAFE!N está no terreno com iniciativas orientadas para as distintas comunidades e agentes das zonas reguladas de animação noturna. Enquanto decorre o programa de formação para empresários e responsáveis por estabelecimentos da Movida, sucedem-se ao longo do verão ações de rua de sensibilização para a segurança e saúde na noite da Baixa portuense.

Os quarteirões das Galerias de Paris e Cândido dos Reis são pontos onde pode encontrar-se equipas do projeto, disponíveis para dar informação e realizar testes de alcoolemia. Facilmente identificadas, começam já a ser conhecidas pelo público da noite, contando inclusive “com visitas regulares de cidadãos que pretendem saber o nível de álcool que têm no sangue”, conta Ana Cláudia Almeida, responsável municipal na área da Movida.

Sem qualquer papel regulador, estas equipas pretendem tão-só sensibilizar para hábitos e comportamentos que atribuem à experiência de diversão noturna maior qualidade e segurança.

Como o Porto. já noticiou, o SAFE!N, criado pela Câmara com a Agência Piaget para o Desenvolvimento, surge no contexto da certificação europeia “Noite Segura” (Safer Nightlife), cujo processo de atribuição está em curso.

A par das ações de formação e sensibilização, o projeto contempla encontros com moradores, entidades competentes e outros agentes da zona de animação noturna definida em regulamento municipal. De uma forma aberta e colaborativa, considerando diferentes perspetivas, pretende-se identificar áreas de intervenção – tais como ruído, limpeza urbana ou convivência no espaço público – que, visando a noite, definem a qualidade de vida da cidade.


Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial