Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Porto

Prémio Internacional de Arquitetura: “Sol” do São João de 2016 está nomeado





“Sunwheel”, projeto que o coletivo Moradavaga desenvolveu para as Festas de São João 2016, a convite da PortoLazer, está nomeado para o BIGMAT’17 International Architecture Award, na categoria de “Arquitetura Efémera”.

Inspirada nas cascatas sanjoaninas e no solstício de verão, “Sunwheel” ocupou temporariamente a placa superior da Avenida dos Aliados, tendo como enquadramento o espelho de água desenhado por Álvaro Siza Vieira.

Com forte impacto visual, a peça desenvolvida pelo coletivo Moradavaga consistia num enorme círculo, constituído por centenas de pequenas placas de cor amarela-dourada, cuja rotação produzia diferentes reflexos ao longo do dia e da noite, conforme as variações de vento, da luz e da própria velocidade imprimida pelos utilizadores.

A instalação artística encomendada pela PortoLazer ao coletivo Moradavaga é uma das dez finalistas ao International Architecture Award na categoria Arquitetura Efémera.

Este ano foram selecionados 87 projetos pelo júri entre os mais de 900 apresentados a concurso. Os vencedores serão conhecidos a 24 de novembro, na cerimónia de entrega dos prémios que terá lugar na cidade italiana de Florença.

Portugal conta com 15 projetos selecionados nas várias categorias. Entre os finalistas estão os ateliers de arquitetura de Bak Gordon Arquitectos, Aires Mateus & Associados, Pedro Maurício Borges, Pedro Matos Gameiro, Souto Moura e Álvaro Siza, Extrastudio e Serôdio Furtado & Associados.
Já na sua terceira edição, o BIGMAT tem por objetivo premiar a excelência arquitetónica em seis categorias a concurso: Arquitetura, Sustentabilidade e Utilização Inovadora do Material, Cidade e Paisagem, Reabilitação, Design de Interiores e Arquitetura Efémera

O júri é presidido por Jesús Aparicio e composto por Xaveer De Geyter (Bélgica), Henrieta Moravíková (República Checa + Eslováquia), Marc Barani (França), Francesco Isidori (Itália), Paulo David (Portugal + Espanha), e o Secretário do Prémio Jesús Donaire.

Vote no Prémio do Público

Este ano, o BigMat International Architecture Award abriu uma competição ao público, que é convidado a votar no seu projeto favorito. Poderá votar no máximo em três projetos durante o prazo aberto até dia 24 de outubro de 2017.

O Prémio do Público, criado nesta edição, é o único prémio concedido pelo público e não pelo Júri. O vencedor será anunciado juntamente com as outras seis categorias a concurso, a 24 de novembro.

Pode votar aqui.

IN: porto.pt



Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial