Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Porto

Alojamento local cresce no Porto e abranda em Lisboa





Muito se tem falado do enorme crescimento de alojamentos locais em Lisboa e no Porto, dos problemas que isso traz para os moradores, do aumento das rendas e do excesso de turismo. De acordo com dados do Registo Nacional de Alojamento Local, consultados pelo “Público”, Lisboa parece estar a abrandar. Já a situação no Porto é bem diferente.

Os dados são relativos aos primeiros sete meses de 2017 e não incluem as casas com anúncios em plataformas online como o Airbnb. Entre janeiro e julho, foram registados 2585 alojamentos locais em Lisboa, o que, apesar de ser um crescimento de 28% face ao número de espaços destes em 2016, representa um abrandamento. No ano passado, o crescimento tinha sido de 47% em relação a 2015.

No Porto, a situação é outra. Foram registados 1623 alojamentos locais nos primeiros sete meses do ano, o que significa um aumento de 147% face ao ano anterior.

Apesar disso, Lisboa continua a ser o concelho em Portugal com mais alojamentos locais. São 9170, seguidos dos 4425 de Albufeira, e dos 3928 do Porto.

Além da tendência de crescimento do turismo no Porto, o grande aumento de registos na cidade pode estar relacionado com uma lei que entrou em vigor em julho e que foi apresentada em abril. Obriga a que os anúncios de alojamentos locais publicados online tenham o número de licença do Registo Nacional de Alojamento Local, para não haver imóveis clandestinos.

A Associação do Alojamento Local em Portugal estima que esta medida tenha resultado num crescimento de 20% nos registos feitos no Porto e 7% em Lisboa.

fonte: https://nit.pt/out-of-town/back-in-town/alojamento-local-cresce-no-porto-abranda-lisboa

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial