PORTO: Distrito prioritário para empreendedores e empresários de franchising

PORTO: Distrito prioritário para empreendedores e empresários de franchising post thumbnail image





O Porto é o distrito do país que os empreendedores e empresários de franchising consideram “prioritário para a expansão”, indicou esta quinta-feira o responsável por um evento dedicado à área que vai decorrer dia 21 neste concelho.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Santos, responsável pela organização do Porto Franchise – evento que vai decorrer a 21 de setembro e que será dedicado a novas oportunidades de negócio – referiu que a região Norte “tem uma tradição em termos empresariais muito forte e essa situação acontece também no ‘franchising’”.

É uma região com um forte dinamismo. Muitas marcas nacionais nasceram na região Norte”, disse o responsável.
Carlos Santos apontou para dados do 22.º censo do franchising realizado pelo grupo IFE, segundo os quais o Porto é o distrito do país que os empreendedores e empresários de franchising consideram prioritário para a expansão das suas redes, reunindo 6,7% das preferências. Seguem-se Lisboa (6,4%) e Faro (6,1%).

Numa altura em que a confiança dos portugueses, a taxa de desemprego e o volume de consumo estão em níveis de há nove anos, o ‘franchising’ representa 2,79% do PIB [Produto Interno Bruto] nacional, com um volume de negócios de 5,2 mil milhões de euros”, lê-se na análise disponibilizada pelo grupo IFE.
Partindo destes dados, será organizado no Porto um dia dedicado ao networking com enfoque nas novas oportunidades de negócio e de debate sobre as tendências no mercado.



De acordo com a organização, a mesma que promove em Lisboa a Expofranchise, estão 40 marcas confirmadas e “prometidas oito horas de interação”, tratando-se de um evento “importante, por exemplo, para quem pretende criar o seu próprio negócio, ou seja promover o autoemprego”.

Organizamos a Expofranchise com caráter nacional mas sentimos que há no Porto um mercado de potenciais franchisados, constituído por empreendedores que andam à procura do seu negócio, como também de empresários que queiram diversificar a sua atividade”, descreveu Carlos Santos, frisando que o evento é vocacionado a “toda a zona Norte e Centro”.
Carlos Santos destacou que integrado na área de exposição, existirá um espaço para um conjunto de palestras e intervenções que pretenderão responder a questões como “O que é isto de empreender em franchising? O que é o franchising? Cuidados a ter e abordagens a fazer às marcas”.

Nestes momentos de conversa e debate, existirão três vertentes: intervenções das marcas, contributo de franchisados que darão o seu testemunho e a possibilidade de estar perante consultores que acompanham a expansão das marcas em franchising, mas também intervêm ao nível do recrutamento.


Há uma grande uniformidade em termos de prioridades de expansão. As marcas querem expandir-se de Norte a Sul. Mas há ligeiros destaques e o distrito do Porto é o mais referido. Aliás, se somarmos os vários distritos do Norte e Centro do país, há de facto um alvo prioritário da maioria das marcas”, frisou à Lusa, Carlos Santos.
Já em comunicado, o grupo IFE nota que esta é “uma tendência natural se for tido em conta que o Porto, fortemente industrializado, sempre foi economicamente mais representativo do que a capital” e realça que a cidade foi vencedora de vários galardões nos últimos anos na área do turismo, entre os quais o “European Best Destination 2017”.

Related Post